29 de março de 2019, 12:42 - Por Assessoria de Comunicação UNIEURO

Alunos e professores de Enfermagem participam do Primeiro Simpósio de Metodologias Ativas na Educação

Alunos e professores de Enfermagem do UNIEURO participaram do Primeiro Simpósio de Metodologias Ativas na Educação- SIMMAE –  que ocorreu em Brasília, entre os dias 21 a 23 de março, organizado pela Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS).

Foram abordadas trajetórias históricas de transformações educacionais com as metodologias ativas, inovações tecnológicas para educação, estratégias de metodologias ativas, desafios e perspectivas para a formação de profissionais contemporâneos, por meio de oficinas, palestras e apresentação de posteres.

Houve participação de profissionais de diversas áreas como da saúde, direito, educação,  administração; professores e pesquisadores de instituições públicas e privadas do ensino básico à graduação; alunos de diversos cursos de graduação e pós graduação também de  instituições públicas e privadas. Professores e alunos do Centro Universitário Unieuro, além de participarem das atividades também apresentaram trabalhos no evento, de modo a contribuírem para a divulgação da ciência.

William, aluno do 8° semestre do curso de graduação em Enfermagem, apresentou dois relatos de experiência, os trabalhos são resultados das atividades do grupo de extensão “Simulação Realística: Desenvolvimento e Aplicação” coordenado pelas docentes Profª Fernanda Garcia e Profª Alexandra Martins.

O professor Hudson Moura  apresentou dois trabalhos acerca da experiência de trabalhar as metodologias ativas de ensino, em um projeto de extensão, voltado para o treinamento de habilidades docentes. Além disso, a estudante de Odontologia Daniella Birnbaum, sob orientação do mesmo professor, apresentou um trabalho sobre a elaboração de jogos Didáticos para o ensino de Anatomia Humana, aplicados a todos os cursos de saúde da instituição.

As alunas Larissa e Karina do 9 semestre do curso de graduação em Enfermagem de Águas Claras, apresentaram um relato de experiência acerca de metodologia ativa utilizada em disciplina de Práticas Integrativas 1, orientadas pela Profª Talita Raminelli e Profª Andréia Guedes.

Por Janara Rodrigues

foto-editada