7 de novembro de 2018, 10:32 - Por Assessoria de Comunicação UNIEURO

Mapas Mentais facilitando o processo ensino aprendizagem dos alunos

Neste segundo semestre de 2018, diante da dinâmica expressa pela disciplina empreendedorismo, o professor Me. Kennedy Alecrim, trouxe, para a sala de aula, o uso dos mapas mentais para estimular distintas áreas do cérebro dos alunos, criando novas conexões entre informações, o que fez com que as mesmas fontes de informação bibliográficas e discutidas em sala, estruturassem 11 formas inéditas de pensar, com igual lógica e objetividade.
Os resultados foram mostrados pelos alunos do curso de administração na 7 JORNADA DE GESTÃO, que ocorreu nos dias 30 e 31 de outubro, na Unidade da Asa Sul, próximo ao auditório.
Segundo o Professor Kennedy, essa ferramenta atua de forma eficaz, tanto na primeira etapa, durante a aquisição da informação, quanto na segunda etapa que ele classifica como retenção da informação do processo de aprendizagem, facilitando a etapa do desenvolvimento do conhecimento e sua aplicabilidade.
O professor ressalta que os mapas mentais são diagramas de registro ordenado de informações em formato livre que possibilitam uma base reflexiva para uso em diversas metodologias ativas que promovam a gestão da informação e a estruturação do conhecimento do aluno. Para tanto, o professor explica que se faz necessária a estruturação de seu uso no plano de ensino, possibilitando atividades de hierarquização, memorização, síntese, criação de conhecimento e atividade de aplicabilidade deste conhecimento.
Conforme explica o professor, na opinião dos alunos, a experiência trouxe novas perspectivas para os estudos, inclusive a facilitação de criar links entre ideias de disciplinas distintas e em semestres diferentes.

378ecfa8-f949-4258-9c39-111893927865-edi b581dd50-3d40-431e-b1df-35e40f4a77d3-edi 96848142-ef46-4fc0-ae38-bc5fb8965787-edi