Feira de Pré-Natal é organizada por alunos de Administração
A atividade teve o objetivo de estimular o perfil profissional fora de sala de aula e superar desafios em prol da empregabilidade para o futuro
Alunos de administração, da disciplina de empreendedorismo, sob a responsabilidade do professor Kennedy Alecrim, realizaram a atividade final da disciplina, testando os produtos do plano de negócios, criados pelos alunos, em um evento intitulado de Feirinha de Pré-Natal, ocorrida na Igreja Santo Antônio, na quadra 911 Sul, este domingo, 18 de novembro.
A atividade foi elaborada para estimular perfis profissionais inerentes ao profissional em administração de empresas, sendo estes, segundo ele : “ o desenvolver gerenciamento qualitativo e adequado com capacidade para articular interesses utilizando recursos, processos e pessoas, considerando a diversidade; flexibilidade intelectual e adaptabilidade em situações diversas presente ou emergentes para atuar de forma proativa, flexível, criativa e inovadora frente aos desafios organizacionais; e o autodesenvolvimento, integrando teoria e prática”.
O professor esclareceu ainda que a atividade responde também ao estudo Future of Jobs Report 2018, elaborado pelo Fórum Econômico Mundial, que traçou algumas das principais tendências para o futuro da empregabilidade até 2022. Segundo o estudo, entre as habilidades “humanas”, que definirão a empregabilidade do futuro profissional estão a resiliência, a tolerância ao estresse, a flexibilidade, a aprendizagem ativa, a liderança, além de pensamento analítico, atenção aos detalhes, habilidade em negociação e persuasão, criatividade, comportamento inovador e crítico e capacidade para resolução de problemas complexos.
Um dos pontos mais complexos, conforme explica Kennedy Alecrim é o processo avaliativo, “pois foram observados, entre as etapas teórica e prática, 15 quesitos pedagógicos, três testes comportamentais e uma avaliação do tipo 360 graus”.
O professor destaca ainda que “não se trata de um preciosismo acadêmico, mas sim de uma demanda humana, pois quanto mais se exige do aluno a saída de sua zona de conforto, mais detalhado e constante deve ser seu feedback, isso evita a desmotivação e a resistência, aumentando o empenho do discente”.
Por Janara Rodrigues