29 de novembro de 2018, 9:55 - Por Assessoria de Comunicação UNIEURO

Catálogo de Atividades Práticas é desenvolvido por professora de Enfermagem com a colaboração de alunos

Alunos monitores do curso de Enfermagem colaboraram ao longo de seis meses com a produção de um Catálogo de Atividades Práticas, durante a disciplina de Semiologia sob a coordenação da professora Alexandra Martins.
Este material foi desenvolvido com o objetivo de organizar, padronizar e divulgar aos docentes, discentes e técnicos do laboratório as atividades práticas desenvolvidas na disciplina.
A necessidade do Catalogo surgiu devido a muitos termos técnicos que os alunos precisam aprender em um período curto, explica a professora Alexandra. “A disciplina de Semiologia exige do estudante absorver muitas palavras técnicas e desenvolver habilidades como ausculta e palpação. Durante a prática precisa ter em mente muitas informações, assim, o roteiro de aula prática é uma ferramenta útil na organização e fixação de informações”.
Segundo a coordenadora do curso, professora doutora Juliana Ferraz, “a disciplina de Semiologia busca capacitar os estudantes de enfermagem com competência e habilidades para avaliar clinicamente os indivíduos de forma deliberada e sistemática. Esperamos que este catálogo sirva de guia para o treinamento de estudantes, trazendo autonomia durante as práticas, monitorias e momentos de estudos”.
Os alunos de monitoria foram divididos com atividades de revisão e atualização dos roteiros, além da construção de questões sobre a temática das aulas de Semiologia.
Este catálogo estará a disposição dos alunos de Enfermagem durante a disciplina de Semiologia. O Catálogo contém os roteiros de aulas práticas e ajudará o estudante como guia no desenvolvimento da prática do exame físico. De acordo com a professora Alexandra Martins,“também auxiliará o docente e técnico de laboratório na preparação da aula, pois traz em seu conteúdo o local e material necessário para cada aula prática”.
A aluna Gabriela Ferreira, explica como foi participar da organização do Catálogo. “Participar da organização do catálogo de semiologia foi um desafio, pois me vi estudante, monitora e pesquisadora nesse último semestre de 2018. Levantar todas as informações encontradas na internet e nos livros é complexo. A parte mais esgotante, foi entender e revisar todo esse conhecimento, agrupa-lo de forma simples e eficiente, além de, conciliar com aulas,provas e seminários. Isso só foi possivel, graças a coordenadora desse projeto, Alexandra Martins, que nos instruiu e dividiu esse trabalho entre os monitores. Não esperava melhor resultado, ficou demais”.

Por Janara Rodrigues