Alto contraste A- A A+
Login
Home

Unieuro

Sua escolha para um grande futuro.

23 de novembro de 2018, 15:57 - Por Assessoria de Comunicação UNIEURO

Alunos de Comunicação Social produzem Revista e Jornal Institucional

Em tempos de interatividade via telefone celular e internet, fazer com que estudantes se interessem pela leitura de jornais não é tarefa das mais fáceis, mas certamente é fundamental para formar leitores habituais e cidadãos bem-informados. Consciente disso, a Professora Me. Larissa Ribeiro planejou trabalhar novos produtos no gênero impresso com os alunos do 8º semestre do curso de Publicidade e Propaganda do Unieuro. “Muitas vezes precisamos criar uma conexão entre o repertório dos estudantes e o conteúdo discutido em sala de aula, validando os saberes que eles trazem de casa e aprofundando esse conhecimento com novos modelos”, afirma a professora.
Os estudantes, então, receberam uma tarefa. Teriam que elaborar uma revista de tema livre e um jornal institucional com a cobertura da IV Semana de Comunicação para apresentar na IES. Larissa, que dedicou aulas ao longo de dois meses para detalhar os principais aspectos relacionados à criação e elaboração de veículos impressos, pôde conceber um conjunto completo de atividades para introduzir o modo de produção do jornalismo.
Em outras palavras, colocou os formandos para trabalhar como fazem os jornalistas, pesquisando em sites, entrevistando especialistas e registrando as conclusões. Cada grupo ficou responsável por decidir os assuntos abordados na edição e as estratégias que utilizaram na coleta de informações. A professora propôs que os alunos buscassem novas produções e construíssem as marcas de novos produtos jornalísticos no mercado brasiliense. O resultado foi a criação de duas revistas inovadoras, carinhosamente chamadas de Abstract e Sportence, e um jornal dedicado ao curso e à cobertura da IV Semana de Comunicação ocorrida de 6 à 8 de novembro.
A coordenadora do curso, Professora Me. Andréia Zulato Marçolla, participou da avaliação final dos trabalhos e acompanhou de perto a apresentação de cada grupo expondo o passo a passo de cada trabalho, desde os redatores (que vão apurar, pesquisar e redigir) e de diretores de arte (responsáveis pelas fotos, ilustrações, gráficos, diagramação, revisão do texto, além de auxiliar na escolha de olho, título e legenda). Cada equipe assinou a página que elaborou. “Esses trabalhos servem não só para Portfólio, mas para estimular os alunos a escrever, a argumentar, a trabalhar em grupo, entre outras questões”, finaliza a coordenadora.
Vale ressaltar que estes alunos que cursaram a disciplina de Jornalismo Impresso estão na reta final do curso e realizarão a prova do Enade no próximo domingo, momento em que o conhecimento adquirido ao longo do curso será avaliado.

whatsapp-image-2018-11-23-at-15-54-17

71d2a944-fc4a-423b-8d2b-1ba1fc9bddd0-edi