30 de outubro de 2018, 18:22 - Por Assessoria de Comunicação UNIEURO

Grupo de pesquisas do UNIEURO publica artigo em periódico científico

“O trabalho vem sendo desenvolvido pelo GEFAC desde 2014”

Os integrantes do Grupo de Estudos e Pesquisas em Função Autonômica Cardíaca (GEFAC-UNIEURO) publicaram o artigo intitulado “Caffeine increases parasympathetic reactivation without altering resting and exercise cardiac parasympathetic modulation: A balanced placebo design” no periódico European Journal of Sports Science.
O artigo é fruto do trabalho de conclusão de curso da estudante Paloma da Silva Rolim, orientada pelo professor Me. Carlos Janssen Gomes da Cruz. Segundo o professor Janssen, os resultados da pesquisa sugerem que a cafeína pode aumentar a recuperação do sistema nervoso autônomo cardíaco no período pós exercício e reduzir o risco cardiovascular nessa condição de estresse físico.
“Estudamos os efeitos do consumo de cafeína sobre o controle autonômico do coração em condição de repouso, exercício físico e recuperação”. A pesquisa foi realizada durante quatro anos com 23 homens fisicamente ativos, conforme explicou o professor Carlos Janssen, e publicada recentemente num periódico de prestígio.

Confira o link do artigo:

gefac