18 de outubro de 2018, 18:37 - Por Assessoria de Comunicação UNIEURO

Alunos de Gastronomia preparam pratos a base de mandioca

O Horto botânico cultural foi apresentado aos participantes

O curso de Gastronomia em parceria com o Núcleo de Sustentabilidade Ambiental- NSA e Nutrição, realizaram na quarta-feira, 17 de outubro, na unidade Asa Sul,   o evento da Sociobiodiversidade brasileira com visita ao  Horto Cultural e aula show na cozinha de Gastronomia. O encontro  falou sobre a ecologia, a sustentabilidade e a importância da mandioca na cultura brasileira.

A aula show na cozinha de Gastronomia  foi com o gastrônomo, egresso, Waldemar Camilo. Houve em seguida a  degustação dos pratos que foram elaborados  como bobó de frango com creme de mandioca; arroz com leite de coco, e bolo de tapioca. As iguarias foram servidas em pratos de papel e garfos de madeiras de reflorestamento de forma sustentável.

A aluna do 4º período do curso de Arquitetura, Natália Batista, ficou alegre ao ser convidada para assistir aos preparos dos pratos. “Fui convidada a participar dessa gostosa experiência, os pratos estão deliciosos, aprovados”. Alunos dos cursos de farmácia, fisioterapia, contábeis, nutrição e gastronomia assistiram a  aula show.

O evento ofertou porções no EcoPonto, que faz parte de um de seus objetivos, que além de captar resíduos específicos para um destino ambiental correto,  é o de ofertar produtos desenvolvidos pelos cursos do UNIEURO.

Ao final, os alunos  foram convidados a participarem de uma dança circular com a professora Raiane Pereira. Os participantes receberam duas horas de atividade complementar.

img_8864-edi img_8870-edi img_8877-edi img_8887-edi img_8893-ediimg_8910-edi img_8921-edi img_8923-edi img_8933-edi

Para quem  interessar, segue a deliciosa receita do prato que foi preparado por alunos e professores.

img_8898-edi

BOBÓ DE FRANGO

INGREDIENTES

QUANTIDADE

Peito de frango cortado em cubos pequenos

500 g

20 g

Limão

MODO DE FAZER:

Tempere os pedaços de frango com um pouco de sal, limão e cominho. Reserve

Numa tábua, pique os dentes de alho, a cebola, o coentro e a pimenta dedo-de-moça. Corte o pimentão ao meio no sentido do comprimento, retire as sementes e corte 1/2 pimentão em cubinhos, a outra metade corte em pedaços grandes (vai ser triturado)

Descasque a mandioca e corte em pedaços grandes. Transfira para uma panela e cubra com água e um pouco de sal. Leve ao fogo alto e deixe cozinhar até que a mandioca fique macia. (pode ser panela de pressão).

Numa panela, coloque o azeite de oliva e leve ao fogo médio. Quando

adicione pedaços de  frango e sele (refogue) até que fique douradinho. Reserve.

Em outra panela ou frigideira, coloque a manteiga e leve ao fogo médio. Quando derreter, acrescente a cebola e o pimentão. Refogue por cerca de 5 minutos. Reserve.

No liquidificador, bata a mandioca ainda quente, o leite de coco, o azeite de dendê e o refogado de cebola com pimentão até obter um creme homogêneo. Se o copo do liquidificador for pequeno, bata os ingredientes em duas etapas.

Na panela do frango selado (refogado) acrescente  o creme de mandioca e o ½ pimentão em cubinhos e leve ao fogo médio. Quando ferver, cozinhe por mais ou menos 3 minutos. Mexa  para evitar que queime. Se você achar muito grosso pode acrescentar um pouco de leite (pode ser mais leite de coco), corrija o sal  e coloque  a pimenta dedo-de-moça picadinha. Desligue o fogo e adicione o coentro. Misture bem e sirva quente.

Temperos costumam ser a gosto. Se preferir coloque mais pimenta, coentro, cominho etc.