11 de outubro de 2018, 18:58 - Por Assessoria de Comunicação UNIEURO

Alunos de Enfermagem fazem apresentação teatral para falarem de cuidados com a saúde

Os alunos do 7º e 8º período da unidade Asa Sul apresentaram uma peça teatral sobre “ As vivências de uma Faculdade”, nesta quinta-feira, 11 de outubro.

A atividade faz parte do cronograma da disciplina práticas integrativas 1, a qual surgiu com objetivo de articular os conteúdos teóricos apreendidos ao longo do curso de graduação em enfermagem. Esse tipo de atividade estimula o aluno juntamente com o professor à analisar situações problemas em saúde vivenciadas no dia dia em nossa comunidade e a partir disso refletir criticamente o processo saúde doença, bem como criar estratégias do cuidar em enfermagem, fundamentadas na ciência e nas políticas de saúde vigente.

Essa atividade também acontecerá na unidade de Águas Claras, no dia 22 de outubro, no horário do intervalo matutino, o tema abordado será a “ Prevenção do Suicídio” e “Alimentação Saudável”, terá aferição de pressão arterial, glicosimetria e muitas informações sobre hábitos de vida saudáveis. Tudo organizado e promovido pelos  alunos com a supervisão da professora doutora Talita Raminelli.

Pensar em situações problemas encontradas e como o enfermeiro pode promover saúde em seu meio, foi o questionamento que levou a professora doutora Talita Raminelli a propor tal atividade aos alunos. Para ela, essa é uma maneira de desenvolver habilidades cognitivas, atitudinais e procedimentais dos alunos, pois além de criarem estratégias de saúde por meio do aprendizado e da observação do ambiente acadêmico, estimula o trabalho em equipe e promove a convivência com demais alunos, funcionários e professores, tendo em vista contribuir para melhoria deste “ universo” observado e vivenciado.

O resultado foi a participação ativa dos alunos, conscientes da importância dos cuidados com a saúde que começam com a promoção e prevenção. Para a aluna Jéssica Larissa Pereira, do 8° período, a experiência da apresentação teatral trouxe mais apronfudamento e conhecimento. “Fizemos uma reflexão muito importante a cerca das nossas atitudes frente a higienização das nossas salas de aula, dos banheiros e toda faculdade, no qual foi possível entender que pequenas atitudes como pegar um papel que está no chão, jogado até mesmo por outra pessoa, pode fazer total diferença no ambiente, além de colaborar positivamente com nossa saúde, uma vez que estaremos evitando a proliferação de microrganismos que convivem em ambientes sujos.

Quem também percebeu a relevância da ação, foi a graduanda Sheila Maciel da Silva. “ O teatro realizado hoje foi de grande relevância, pois foi possível notar a importância da educação em saúde, papel este que é indispensável na promoção da saúde, e como futura enfermeira observei o quanto é amplo o conceito de saúde”.

Durante a apresentação, alunos de outros cursos prestigiaram a atividade, além da coordenadora do curso, professora doutora Juliana Ferraz.

img_8757-edi img_8760-edi img_8762-edi img_8763-edi img_8766-edi img_8773-edi img_8780-edi