Alto contraste A- A A+
Login
Home

Unieuro

Sua escolha para um grande futuro.

4 de junho de 2018, 11:27 - Por Assessoria de Comunicação UNIEURO

Primeiro Lugar: Curso de Educação Física é destaque no 8º CONCREF

Oitavo Congresso Internacional do Conselho Regional de Educação Física premia docentes da Instituição

Professores de Educação Física do Unieuro foram premiados no oitavo Congresso Internacional do Conselho Regional de Educação Física (ConCREF), que ocorreu no Centro de Convenções em Brasília, nos dias 25 e 26 de maio.
Competindo com outras grandes IES e com pesquisadores, UNIEURO ficou em primeiro lugar com maior número de trabalhos apresentados e com o melhor trabalho oral do ConCREF
A ASCOM conversou com coordenador do curso, professor Doutor Renato e André e ouviu o depoimento dos professores que participaram do evento. Confira a entrevista.

ASCOM- Quais professores participaram do Congresso?
Os professores Sandor Balsamo, Paula Chiés, Raiane Pereira e Leonardo Pereira participaram como orientadores de alunos de iniciação científica que apresentaram os resultados de seus estudos e tivemos o professor João José Vianna como palestrante.

ASCOM- Quais critérios ou requisitos foram necessários para participação no congresso?
Na condição de congressista bastava se inscrever. Como palestrante, dependia de convite da comissão organizadora. E, como apresentador de trabalhos científicos, todos submeteram seus trabalhos para análise de uma comissão científica.

ASCOM- O primeiro lugar foi referente a alguma categoria?
Fomos 1º colocados no total de trabalhos científicos apresentados e como melhor apresentação na modalidade oral (autores: Alexandre Alves; Roberto Cleto; Leonardo Costa Pereira; Leopoldo Neto e Sandor Balsamo). Ademais, o grupo da Paula Chiés ficou em 2º lugar na modalidade de apresentação de Banner (autores: Guilherme Magri e Paula Chiés). Já o quarto prêmio foi para a instituição que obteve a 2ª colocação no número de estudantes inscritos no congresso.

ASCOM- Qual foi o prêmio e o que ele representa para os docentes?
Os prêmios conquistados pelo curso de Educação Física do UNIEURO demonstram o elevado comprometimento discente com a educação continuada, a brilhante atuação dos docentes, e explicita nossa excelência acadêmica. Tal reconhecimento classista também demonstra a grandiosidade de nossa instituição que destaca-se no cenário nacional de formação em Educação Física. Com certeza o mérito do sucesso deve ser dados aqueles que participaram do congresso, no entanto, o todo o corpo docente da UNIEURO é responsável por esse sucesso.

ASCOM – Qual a opinião dos professores que participaram, o que eles tem a dizer ?
– Prof. MsC. Leonardo Pereira – “Tenho muito orgulho de pertencer a uma Instituição que financia e acredita na ciência, participar do ConCREF, me deixa extremamente feliz, pois ser reconhecido por minha competência é algo muito bom, no entanto ser reconhecido por seus iguais é algo extraordinário”.
– Profª. MsC. Raiane Pereira – “Nosso Grupo de Estudos sobre Saúde Infantil (GESSI) participou do ConCREF 2018 com a apresentação de dois estudos realizados com alunos do 3º ano do Ensino Fundamental do CAIC do Areal. O primeiro foi sobre o ‘Nível de atividade física entre meninos e meninas do 3º ano do ensino fundamental de uma escola pública do DF’ dos autores Danielle Monteiro; Jennifer Batista e Raiane Pereira. O segundo tratou da Qualidade alimentar e nível de atividade física de crianças na terceira infância: como ter apenas a consciência do errado ainda pode não ser o melhor para a saúde, dos autores Jennifer Batista, Gabriel de Sousa e Raiane Pereira”.
– Prof. Dr. Sandor Balsamo – “Competimos com outras grandes instituições de ensino. Inclusive com pesquisadores que estavam apresentando trabalhos de mestrado e doutorado. Nós fizemos um estudo com dados coletas na Plataforma SAFE® com 473 indivíduos para criar valores preliminares de referência relacionados à força muscular relativa pelo índice de massa corporal (IMC). O estudo é inédito no Brasil e tem alta aplicabilidade prática e relevância para as áreas de Educação Física e Saúde Pública. Este projeto consta de uma parte ço do TCC do ex-aluno do UNIEURO e profissional de Educação Física Alexandre Alves, que também integrao Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Saúde Funcional em Equilíbrio (GESAFE). Temos realizado várias pesquisas no último ano com esta temática e também sobre a relação ao equilíbrio mente e corpo da saúde funcional na população da brasileira (Estudo SAFE Brasil). Hoje estamos com aproximadamente 3000 dados coletados. E muitos TCCs estão sendo desenvolvidos pelo nosso grupo de pesquisa e muitos trabalhos estão no “forno” para serem publicados. E ao mesmo tempo lançamos no ConCREF o acesso público gratuito da Plataforma SAFE® para profissionais de saúde e profissionais de Educação Física. Pretendemos universalizar a plataforma para que mais profissionais de saúde coletem dados de forma organizada e também possam gerar valor na vida das pessoas com uma prescrição de melhora de estilo de vida com equilíbrio ‘mente e corpo’.
– Profª. Drª. Paula Chiés – “Mais uma vez o Grupo de Estudos Socioculturais e Pesquisa em Educação Física (GESPEF) participou do ConCREF com a apresentação de dois pôsteres. Os trabalhos expostos estão articulados com a linha de pesquisa do grupo e tem o direcionamento empregado pelo seu Centro de Memória ATALANTE, portando, as investigações trouxeram análises documentais da “história do gênero” na Educação Física e Esporte. O trabalho das discentes Antonia Gomes e Gabriela Rodrigues, discutiu o processo histórico de inserção das mulheres no futebol brasileiro; enquanto o trabalho do estudante Guilherme Magri verificou o processo de transição do papel social das mulheres na formação das primeiras associações esportivas da região sul do Brasil. Ambos os trabalhos foram elogiados pela comissão centífica do evento e a pesquisa do estudante Guilherme foi premiada. O GESPEF agradece o apoio da coordenação e de todo o grupo de docentes da Educação Física, e ratificamos o comprometimento em valorizar e prestigiar ações de alunas e alunos que demonstrem a importância no desenvolvimento de pesquisas científicas em nossa área”.
– Prof. Dr. Renato André – “A pesquisa científica no curso de Educação Física do UNIEURO solidifica-se a cada dia como fruto do empenho atado de talentosos professores-pesquisadores e de estudantes aguerridos. Assim, estamos cumprindo com a função universitária de produzir conhecimento relevante para a sociedade. Parabéns a todos os premiados, aos participantes, e aos gestores da instituição que progressivamente têm nos apoiado”.

af56d7eb-4400-4436-beae-1827a955292f-edi 12293494-b0b2-4a03-9b8e-7b0b0937466f-edi ed8ddf38-466b-47c8-976a-edi c0ca4587-0cb6-4c35-82f8-6dd6c088deca-edi b85ebc5a-d9ae-4166-ad25-36ef3409a9b8-edi