28 de junho de 2018, 15:35 - Por Assessoria de Comunicação UNIEURO

Aluna de farmácia participa de congresso internacional no Canadá

> Conhecimento além das fronteiras

No início deste mês de junho, a aluna do 10º semestre do curso de Farmácia da unidade Águas Claras, Katyelle Ligia, participou do Simpósio Internacional Neutrophil 2018, em Quebec City, no Canadá. O congresso contou com palestras, mesas redondas, debates e apresentações de pesquisas cientificas para um público seleto de 22 países.
O bienal tem como objetivo discutir resultados e técnicas mais recentes em relação à pesquisa com neutrófilos. Incentivada pela Msc. Pollyanna Farias, professora de farmacologia, Katyelle encontrou no grupo de pesquisa orientado pelo Dr. Wagner Fontes (UnB), a oportunidade de se desenvolver na pesquisa.
O estudo busca analisar as proteínas envolvidas na interação entre a solução de nanogel (nanopartículas capazes de transportar medicamentos) com as células principais do sistema imune inato – os neutrófilos. A apresentação do pôster e a ida da estudante foram viabilizadas pela reitoria do Unieuro, por meio do auxílio a participação de eventos científicos.
Para a aluna, o congresso foi à realização de um sonho. “Ter participado foi desafiador e ao mesmo tempo satisfatório, pois ver tantos anos de pesquisa sendo reconhecidos internacionalmente é fantástico. Além de compartilhar com outros pesquisadores os meus resultados, tive a oportunidade de conhecer novas pessoas e aprender mais sobre o assunto”.
Katyelle que apresentou o pôster “Proteomic Analysis of Neutrophil exposed to nanogel”, em parceria com a estudante Isabelle Luz, realiza pesquisas nesta área desde 2015, mas sua paixão pela ciência vem desde o início da sua trajetória acadêmica.

ea7c639f-da3c-44b3-96a9-434b5922edc3