25 de setembro de 2017, 10:11 - Por Assessoria de Comunicação UNIEURO

“Praça da Gente” inicia coleta de informações com moradores de Sobradinho

Segue o cronograma do Projeto “Praça da Gente”, entre alunos de Arquitetura e Urbanismo, a Administração de Sobradinho e a Urbanizadora Paranoazinho, parceiros da iniciativa. A etapa agora foi o levantamento de informações com moradores de Sobradinho, especialmente, os que residem perto da Praça das Artes Teodoro Freire, que vai ser reurbanizada. Os alunos pretendem entender a realidade dessa comunidade para só então propor as intervenção pretendidas. Na terça, 19 de setembro, eles se reuniram com arquitetos da UPSA para apresentar o resumo do que foi coletado nessa etapa. O próximo passo é tabular essas informações para servir de base para as propostas de intervenção urbana. A consulta popular adotou três frentes:
1. Pesquisa de opinião com questionários distribuídos no comércio local. Os alunos também foram até a praça em diferentes dias e horários, gravaram imagens e entrevistas com os frequentadores do local para definir o perfil e as expectativas deles para o novo logradouro. Houve ainda visita a uma escola nas imediações para entrevistar os alunos.
2.Redes Sociais: os alunos criaram uma página no Facebook (@pracateodorofreire) e três hachtags (#pracadagente; #contapragente; #geralquersaber) para divulgar o projeto e coletar críticas ou sugestões dos moradores sobre o que veem e o que gostariam de ver na futura praça. A página é mantida pela Administração Regional de Sobradinho e pode ser acessada aqui: https://www.facebook.com/pg/pracateodorofreire/about/?ref=page_internal)
3. Ações coletivas: aproveitando o tradicional projeto “Arte na Praça”, no sábado, 16 de setembro, os alunos promoveram uma tarde de consulta popular e mais algumas atividades lúdicas com os moradores. Fotografias, painéis, desenhos e quadros de lousa serviram para chamar a atenção e provocar a participação deles no projeto. A Administração Regional e a empresa Urbanizadora Paranoazinho dividiram a divulgação do evento, e a Associação de Artistas ARTISE deu suporte aos alunos.

Por Janara Rodrigues

pracadagente1 pracadagente5 pracadagente4 pracadagente3 pracadagente2