5 de setembro de 2017, 21:20 - Por Assessoria de Comunicação UNIEURO

Alunos de Odontologia atendem pacientes em situação de vulnerabilidade social

O trabalho social começou há um ano como projeto de iniciação científica do curso de Odontologia, em parceria com a Casa Santo André: atender pessoas socialmente vulneráveis e em situação de rua. A iniciativa ganhou visibilidade e amplitude e se tornou um projeto de Extensão. Na terça, 5 de setembro, sete pacientes desse grupo foram atendidos nas Clínicas-Escola da unidade Asa Sul. Devido à grande demanda, a Professora Silvia Lustosa, Coordenadora do projeto, ressalta que a adesão tanto por parte de outros professores, quanto dos alunos é fundamental para o atendimento sair a contento. Segunda ela, a grande vontade dos pacientes é restabelecer o sorriso. “Basta ter envolvimento e um coração um pouco maior, e assim, teremos grandes resultados”, declarou ela.

Foram os próprios alunos do sétimo ao nono períodos que, depois de avaliar caso a caso os pacientes na Casa Santo André, indicaram a necessidade de serem atendidos nas Clínicas. Só assim poderiam se submeter a cirurgias, por exemplo. Betânia Botelho, orientadora educacional da Santo André há treze anos, faz o acolhimento dos pacientes depois da triagem em outros Centros de Atendimentos. “Cuidamos deles de forma especial, pois sabemos a história e a necessidade de cada um, eu os acompanho durante os atendimentos e a parceria com o UNIEURO nos alegra”, ressalta ela. A Casa atende, atualmente, nas cidades do Gama, Taguatinga e Ceilândia.