8 de junho de 2017, 19:04 - Por Assessoria de Comunicação UNIEURO

Conheça o atendimento jurídico gratuito do UNIEURO

A  ASCOM entrevistou o Coordenador do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), o Professor Marcelo Calvet. Nesse bate-papo, ele conta que cerca de 200 atendimentos são realizados mensalmente e fala como funciona o serviço jurídico gratuito à população em diversos locais do DF. Confira.

• Como funciona o atendimento Jurídico do UNIEURO?

Nosso atendimento é feito através do Escritório-Escola do Núcleo de Prática Jurídica, no qual oferecemos atendimento jurídico gratuito à população cuja renda familiar não ultrapasse a três salários mínimos.

• A partir de qual semestre os alunos podem participar e qual a carga horária?

Esse atendimento é feito pelos alunos do 8º ao 10º semestres, sendo supervisionados por uma equipe de advogados-orientadores. Semestralmente, os alunos cumprem a carga de 160 horas de atividade jurídica.

• Quem são os profissionais que orientam e acompanham esses atendimentos?

Os alunos estagiários são acompanhados pelo Supervisor Técnico de Estágio (preceptor) que precisa ser bacharel em Direito inscrito na OAB.

• Quais são os serviços oferecidos e em que áreas?

Nas mais diversas esferas, a depender do polo de atuação do Escritório-Escola. Temos atendimentos nos campi da IES nas áreas Cível, Penal e Trabalhista. No Escritório-Escola da Justiça Federal, atendemos Previdenciário, Cível, Administrativo e, eventualmente, Penal. No Escritório-Escola do Fórum de Ceilândia, atendemos Cível e Penal e na Delegacia Regional do Trabalho, atendemos Trabalhista.

• Como a comunidade pode ser atendida?

Basta se dirigir ao Escritório-Escola mais próximo de casa, desde que atenda aos requisitos da limitação de renda familiar, a chamada hipossuficiência econômica.

• Em que dias e horários?

Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta, das 8h às 11h30 e das 14h às 17h30.

• Esse contato com a população deixa os alunos mais preparados?

Sem dúvida, pois além da formação profissional, eles saem mais preparados para enfrentar os desafios de sua vida porque há ganhos concretos na visão social e na formação pessoal deles. Percebemos que o aproveitamento dos alunos durante o estágio obrigatório é superior às expectativas porque eles demonstram grande interesse no conhecimento obtido e, consequentemente, se sentem mais preparados para os desafios da vida profissional, melhorando, inclusive, os índices de aprovação no exame da Ordem, a tal temida prova da OAB.

• Existe convênio, parceria ou estágio para atendimento jurídico em outros órgãos?

A IES mantém convênio com diversas empresas e órgãos públicos, os quais são organizados pelo Núcleo de Estágio, coordenado pela Professora Cynthia Rêgo.

• Qual a quantidade de pessoas atendidas mensalmente?

Os Escritórios atendem, em média, 200 pessoas todo mês.

Confira os locais de Atendimento:

NPJ Asa Sul – De segunda a sexta, das 8h às 11h e das 14h às 17h30.
NPJ Águas Claras – De segunda a sexta, das 8h às 11h e das 14h às 17h30.
NPJ Asa Norte – De segunda a sexta, das 8h às 11h e das 14h às 17h30.
DRT – Venâncio 2000, 1º piso, Setor Comercial – De segunda a sexta, das 8h às 12h.

Juizado Especial Federal (JEF) – 510 Norte, Bloco C, Lote 8, Ed. Sede 3

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 17h.

Sala de Atendimento Jurídico – Fórum Desembargador José Manoel Coelho – Atendimentos em Direito Civil, Família e Criminal: QNM 11 – Área Especial 1, sala 225 – Centro – Ceilândia

Telefone: 61-3372-5248.

Confira imagens dos atendimentos:

img-20170608-wa001582d37013-f507-4707-98d5-f4b004ab5bb656d4eb90-e41d-44c9-8072-de18a798ce62img-20170608-wa0013 sala-de-atendimento-na-ceilandia

img_20170602_170120106_hdr dsc03267 dsc03265

Prof. Marcelo Calvet - Coordenador do NPJ