26 de maio de 2017, 12:13 - Por Assessoria de Comunicação UNIEURO

Veja como ser atendido gratuitamente na Clínica Odontológica

Em entrevista à ASCOM, o Coordenador do Estágio Supervisionado, o Professor Ricardo Gagliardi, fala sobre o atendimento nas Clínicas-Escola à população. Doutor em Ciências da Saúde com especialização em Dentística, ele reforça como a experiência tem sido importante na formação dos profissionais da Saúde do UNIEURO.

professor-ricardo-gagliardi2Como funciona esse atendimento?
– Na Odontologia, os alunos começam o atendimento clínico a partir do 4º período, com Radiologia e Semiologia, e do 5º em diante, as diversas disciplinas clínicas. No último ano, 9º e 10º períodos, nas disciplinas de Estágio Supervisionado em Clínica Integrada, eles fazem o atendimento totalmente integral. Atendemos a população do Distrito Federal e do entorno.

O que é preciso fazer para ser atendido?
– A demanda é espontânea, basta comparecer à Clínica Odontológica, na unidade Asa Sul.

O paciente precisa de algum encaminhamento?
– Não. As pessoas entram numa lista de espera, são chamadas, primeiramente, para fazer um atendimento inicial, a Semiologia, e posteriormente, começam o tratamento que for planejado.

Quais são os dias e horários dos atendimentos?
– Normalmente, temos clínicas em todos os períodos nas diversas especialidades. O Estágio Supervisionado em Clínica Integrada atende às segundas, quartas e sextas, nos períodos matutino e vespertino, sendo que na sexta à tarde é só Pediatria.

Quais são as especialidades oferecidas?
– Dentística, Periodontia, Endodontia, Prótese, Cirurgia e Pediatria, além dos atendimentos de urgência em dor e trauma dental.

Quais os atendimentos mais procurados?
– Todas as especialidades têm muita procura e, atualmente, há bastante gente na fila de espera.

Qual foi o número de pacientes atendidos neste primeiro período do ano?
– Temos um acompanhamento mensal. Fazemos uma média de cerca de 600 atendimentos por mês.

Estudantes de quais semestres podem fazer o atendimento?
– A partir do quarto semestre. No próximo mês, em junho, iniciaremos um curso de Extensão em Semiologia em que os alunos de diversos períodos poderão participar desde o início do atendimento do paciente até o tratamento ou o encaminhamento de forma ainda mais integrada do que nas disciplinas. É como um miniestágio e será mais uma opção ofertada pela Odontologia, além daquelas oferecidos nos estágios e atividades extramuros. O objetivo também é qualificar um bom profissional da Saúde, capaz de atender a população de forma humanizada e com uma formação generalista e multidisciplinar.

_dsc6735 _dsc6726 _dsc6724 _dsc6716