29 de maio de 2017, 14:05 - Por Assessoria de Comunicação UNIEURO

II Jornada de Arquitetura e Urbanismo abre com lançamento de livros

“Atuação Profissional” foi o tema da II Jornada Acadêmica do curso de Arquitetura e Urbanismo, de 23 a 25 de maio, nas unidades Asa Sul e Águas Claras. Além da agenda de palestras, estudos de casos e minicursos, esse ano, a novidade ficou por conta do lançamento de dois livros assinados por professores da Casa. Na abertura, a Coordenadora do curso, Professora Me. Ana Flávia Costa,fez questão de destacar: “Esta abertura é especial, principalmente, pelo lançamento de livros produzidos por professores nossos, o que  demonstra a qualidade e a atuação desses profissionais e vem ao encontro do nosso trabalho desde 2004, nessa instituição”

dsc03171A Coordenadora-Adjunta, Professora Me. Hiatiane de Lacerda, agradeceu aos alunos, professores e monitores que trabalharam na organização do evento, resumiu as atividades técnicas da Jornada e complementou: “O livro “Ensaio sobre o Desempenho Morfológico dos Lugares” era um dos mais esperados no meio acadêmico da Arquitetura”. O Reitor Edson Luiz Zangrando voltou a enfatizar a importância de eventos como a Jornada na vida acadêmica e agradeceu pela confiança dos alunos no UNIEURO. “Temos o compromisso e o cuidado de pensar no curso, desenvolvendo as práticas pedagógicas e os cenários de aprendizado em prol de vocês”, declarou. Anunciou também que o Uniuero vai adquirir exemplares das obras para o acervo das Bibliotecas das unidades Asa Sul e Águas Claras.

A mesa de honra foi formada pelo Reitor Edson Luiz Zangrando, pelas Coordenadoras do curso de Arquitetura e Urbanismo, Professoras Ana Flávia Magalhães Costa e Hiatiane Cunha de Lacerda e pelos autores convidados.  Ao final do evento, foi servido o coquetel, e os alunos de Arquitetura fecharam a noite com uma simpática apresentação musical de voz e violão.

DESTAQUE DA JORNADA

dsc03192Os livros, lançados na Biblioteca Hilson Bona, levam títulos, no mínimo, inspirados: “Beleza Peregrina”  e “Ensaio sobre o Desempenho Morfológico dos Lugares”. No primeiro, o autor Valério de Medeiros apresenta uma sequência apurada de fotos de arquitetura em diversos lugares do Brasil, e no segundo, Maria Elaine Kohlsdolf e Gunter Kohlsdolf, com sólida  experiência de mercado, reúnem uma série de textos didáticos produzidos ao longo de mais de 40 anos. E usam também um estudo de caso para comentar o projeto pedagógico do curso do UNIEURO. Segundo Kohlsdolf, a obra passou por seguidas revisões e atualizações. “Houve uma efetiva revisão conceitual, metodológica e teórica em termos de aplicação, ao longo desse tempo”. A respeito do belo título da obra, editado pela FRB, ela explica: “O lugar  é o objeto da arquitetura, é um conceito bastante utilizado. Nossa vida acontece nos lugares e nesse primeiro contato, é que sempre se fazem avaliações”.

dsc03200 dsc03198 dsc03194 dsc03179 dsc03175 dsc03162 dsc03158 dsc03155