17 de março de 2017, 12:20 - Por Assessoria de Comunicação UNIEURO

Projeto Farmacêutico On-Line: serviço gratuito e inédito para a população.

O curso de Farmácia promove,  a partir do 3º semestre, o Projeto Farmacêuticos On-Line para estudantes. Consiste em elaborar e divulgar boletins informativos sobre temas de interesse público que sejam  relevantes e atuais, como por exemplo, a campanha do Ministério da Saúde que orienta a população para os riscos da automedicação.

_dsc5028A ideia partiu da Coordenadora do curso, Viviany Nicolau, e da professora Elaine Franzotti. Os alunos do 10º semestre, Eugenio Fragoso e Lucas de Souto,  abraçaram o Projeto desde o início e, com um grupo de outros alunos,  começaram a fase de responder as dúvidas da população. Segundo Fragoso, o Projeto vai garantir que a informação chegue ao paciente de forma correta e supervisionada pelos professores. “É engrandecedor fazer parte do Farmacêuticos On-Line, pois quando sanamos as dúvidas da comunidade, também aprendemos”, ressaltou.

img-20170313-wa0003A partir do terceiro semestre, quando os estudantes já terão cursado a primeira disciplina de Farmacologia, estarão  aptos a participar. A professora que acompanha o Projeto, Ieler Ribeiro, resume como funciona: “Os alunos escolhem temas sempre ligados à saúde, elaboram o texto e a arte do boletim. E,  antes da divulgação, o material é analisado pelos professores que integram o Projeto”. A divulgação e a atualização dos boletins ocorrem quinzenalmente em grupos de WhatsApp e pelo Facebook, criados pelos alunos na página farmaceuticoonlinebsb.

Ainda segundo a professora Ieler Ribeiro, “os temas abordados nos boletins tentam esclarecer com linguagem simples e acessível aspectos gerais sobre doenças e medicamentos. As redes sociais são o nosso principal recurso para divulgação e o e-mail, o canal de atendimento à população”.

img-20170315-wa0005-1Além dos boletins,  o Projeto oferece à população o serviço gratuito de tira-dúvidas por um aplicativo desenvolvido pelo aluno Leonel Carpwiski, também do curso de Farmácia.  As pessoas interessadas podem enviar  emails para  farmaceutico@unieuro.com.br e as mensagens são respondidas pelos alunos depois da supervisão dos professores. Ou  podem baixar o aplicativo Farmacêutico On- Line pelo link http://m.app.vc/farmaonline , ou ainda acessar a página do Facebook: https://www.facebook.com/farmaceuticoonlinebsb/

Confira abaixo alguns boletins criados pelo Projeto (clique para ampliar a imagem):