14 de março de 2017, 17:24 - Por Assessoria de Comunicação UNIEURO

Alunas têm artigo publicado em conceituada Revista de Enfermagem

unnamed

“Acompanhamento Antirrábico Humano e a Consequente Adesão à Profilaxia Pós-Exposição”  foi a pequisa  de Aleandra de Miranda Andretta e Laryssa Rayanne Alves, egressas do curso de Enfermagem do Unieuro. O  trabalho rendeu um substancioso  artigo que será publicado na versão on-line da Revista de Enfermagem Federal de Pernambuco(UFPE).A pesquisa, que embasou o TCC das alunas,  foi desenvolvida em 2015  em um centro de saúde no Lago Sul, DF. A defesa aconteceu em dezembro do mesmo ano e teve orientação do Prof. Msc. Johnata da Cruz Matos.

O tema escolhido, segundo ele, atendeu dois objetivos: “Tanto o  interesse delas em uma pesquisa epidemiológica de campo, no cenário da saúde pública e atenção básica, como também por uma inquietação quanto aos motivos que levaram os pacientes a abandonar o tratamento após exposição ao vírus da raiva e, também, a elevada taxa de casos subnotificados”, explicou ele.

A pesquisa foi apresentada também à equipe do centro de saúde e a gestores de diversas regionais que, segundo o orientador, ao reconhecerem a importância do tema,  propuseram a ampliação da pesquisa para demais regionais. ” Vai servir de subsídio para a melhoria das politicas públicas voltadas a esses pacientes, assim como o controle de possíveis animais infectados”, concluiu ele.A Revista de Enfermagem UFPE on-line,que acatou o artigo, está indexada em várias bases de dados conceituadas, o que dá mais credibilidade ainda ao trabalho das alunas.

Ainda segundo o orientador, elas estão bem orgulhosas por ser  o primeiro artigo publicado. “Foi uma experiência única que enriqueceu muito meu conhecimento e colaborou para o desenvolvimento da pesquisa da Secretaria de Saúde do Distrito Federal , me encontrei nessa área e quero fazer meu mestrado voltado pra pesquisa em saúde pública.”, afirmou Laryssa Alves.Para a revisão final do trabalho, alunas e orientador tiveram o auxílio da Profª Msc. Cláudia Rodrigues Mafra, do curso de Enfermagem.

whatsapp-image-2017-03-10-at-10-24-25