6 de fevereiro de 2017, 14:32 - Por Assessoria de Comunicação UNIEURO

Educação Física se destaca pela qualidade das aulas, pela estrutura e pelo seleto time de Mestres e Doutores

02Referência de excelência em Brasília, há mais de uma década o curso de Educação Física se destaca pela qualidade no ensino. Nessa entrevista, o Coordenador do curso, Professor Dr. Renato André Silva, e o Coordenador adjunto, o mestrando Rochester Gomes Alagia,  falam do mercado de trabalho e do curso. Juntos, eles estão à frente de uma das mais promissoras graduações do Distrito Federal.

Com nota 4 nos ENADEs 2013 e 2014, o curso de Educação Física oferece as duas habilitações – bacharelado e licenciatura  -,  e conta com um time de profissionais que garante sua boa fama. Funcionando nas unidades da Asa Sul e Águas Claras, nos turnos matutino e noturno, as cargas são de 3 mil e 200 horas para o bacharelado e de 2  mil  e 800 horas para a licenciatura. Dura de três a quatro anos.

O Coordenador Renato André ressalta que a licenciatura, através de convênios firmados com escolas particulares de bom nível em Brasília, tem gerado ótimas oportunidades de emprego. Mas, Renato enfatiza:  “Não é só em instituições particulares que esses profissionais estão se firmando, no recente concurso da Secretaria de Educação, de 12 formandos que concorreram, oito foram aprovados”. O bacharelado, segundo o Coordenador, também tem permitido boas chances de trabalho em academias e centros de treinamentos físicos.

Da estrutura, ele destaca que os alunos contam com parques esportivos, o que permite a prática esportiva e acadêmica ao aluno. “Temos a Academia- Escola que serve como um ponto de referência para atividades acadêmicas de ensino, pesquisa e estágios na instituição, contribuindo com o desempenho do aluno, antes mesmo de ele chegar aos estágios extracurriculares”.

A unidade Asa Sul conta com quadra multiuso, academia, pista de atletismo e campo de futebol, e  unidade Águas Claras dispõe de  ginásio de esportes, campo de areia e piscina, laboratórios multifuncionais com salas de dança e ginástica, práticas pedagógicas. Com cinco grupos de pesquisa em andamento, o Coordenador afirma que em termos de produção científica o curso também tem se destacado. “Temos pesquisa em áreas como oclusão vascular, variabilidade em modulação autonômica, treinamento de força, estudos sociais e de gênero aplicados à educação física e outros campos muito inovadores”.

O UNIEURO oferece a pós-graduação na área de Prescrição de Exercícios para Grupos de Risco a estudantes que optarem por uma especialização.  E através do Projeto Euro em Movimento, os alunos podem fazer estágio como monitores, segundo o Coordenador adjunto, Rochester Alagia: “A partir do quarto semestre, o estudante começa seu estágio formal para licenciatura, e a partir do sétimo semestre, para bacharel”. Com características bem diferentes, as duas habilitações também têm focos separados:  O bacharelado é voltado à iniciativa privada, e a licenciatura, para o setor público, como secretarias de educação e instituições federais. “A educação física escolar em Brasília é muito desenvolvida”,conclui ele.