7 de fevereiro de 2017, 12:06 - Por Assessoria de Comunicação UNIEURO

Nutrição amplia nichos de mercado graças à boa graduação

Carolina Sasaki, coordenadora do Curso de Nutrição do UNIEURO

Buscar hábitos saudáveis, alimentação adequada e ter qualidade de vida nem sempre é tarefa fácil para todos. É aí, que os nutricionistas podem ajudar na manutenção e recuperação da saúde por meio de uma alimentação mais adequada para cada pessoa. Conversamos com a coordenadora do Curso de Nutrição, Carolina Sasaki, do Centro Universitário Unieuro. Ela nos explica onde os profissionais podem atuar, como é o curso superior de nutrição e como está o mercado de trabalho para esta área tão promissora.

Curso

O curso de Nutrição do Unieuro tem como diferenciais em sua matriz a vivência do estágio supervisionado em atendimento ambulatórial proporcionando o contato com a diversidade de pacientes antes mesmo do término do curso e a disciplina de Fitoterapia, a qual fornece aos alunos um entendimento da fitoterapia, como o nutricionista deve trabalhar e a necessidade de maiores estudos para aqueles que querem atuar nesta área específica. A prática no ambulatório ocorre no sétimo período, e torna o curso de Nutrição bem completo e procurado no Distrito Federal.

Com duração de 4 anos e uma carga horária de 3.200h aula, a partir último ano do curso, os estudantes passam por estágios supervisionados, dividido em quatro etapas como: Ambulatório; seguido de Unidade de Alimentação e Nutrição; Nutrição Clínica e Saúde Pública. Segundo a coordenadora Carolina Sasaki, o curso do Unieuro tem parcerias com a Secretária de Saúde do DF; APAE; SESC; Advocacia Geral da União (AGU), além de creches, hotéis e grandes hipermercados da cidade, possibilitando a prática do aluno. O curso de Nutrição é oferecido na unidade da Asa Sul nos períodos matutino e noturno.

Conforme explica a professora, “o curso de Nutrição contempla as três grandes áreas proposta pelas diretrizes curriculares, Unidade de Alimentação e Nutrição, Nutrição Clínica e Nutrição e Saúde Pública, as quais serão essenciais para a formação destes futuros profissionais”.

O profissional no mercado de Trabalho

Com a formação de bacharel em nutrição, este profissional terá um amplo campo de trabalho para poder atuar. Com um mercado cada vez mais promissor, a coordenadora destaca que o futuro nutricionista poderá trabalhar em diversas áreas como clínicas, escolas, creches, órgãos públicos, fazendo programas de perda de peso, melhoria da saúde, controles glicêmicos de pressão arterial, podendo atuar em hospitais, universidades, pesquisas, indústrias de produção de alimentos, supermercados, restaurantes e diversos outros locais.

Estrutura

Com uma estrutura de excelência, o estudante de nutrição poderá contar com laboratórios de anatomia, bromatologia, microbiologia, citologia, higiene dos alimentos, laboratórios de técnicas dietéticas, onde o aluno aprenderá a diferença dos alimentos e a forma mais adequada de prepará-lo.

Os ambulatórios contam ainda com balança, adipomêtro, paquímetro além de materiais para fazer avaliação de consumo alimentar que permitem o atendimento de qualidade e garantem a melhor formação do aluno. O ambulatório também conta com um aparelho de avaliação de composição corporal por bioimpedância da marca, Inbory, que permite e garante uma avaliação segura.

Com a aquisição de modernos equipamentos, professores, alunos e comunidade se beneficiam. Garantindo eficácia, rapidez e eficiência nas aulas práticas e atendimentos.

A coordenadora ressalta ainda, a qualidade dos ambulatórios. “Temos oito ambulatórios com salas adequadas para o atendimento aos pacientes, separadas por espelhos que permitem a supervisão do professor ao aluno. As pessoas querem cada vez mais, ter uma boa alimentação, uma boa saúde e qualidade de vida e muitas pessoas começam a ter a consciência que através da alimentação, isso é possível, aliado a mudanças do estilo de vida. A procura por este profissional cresce, pois a população não quer ficar refém de medicamentos”.

Para os novos estudantes a coordenadora dá as boas-vindas e diz que “a nutrição é uma área apaixonante, poder conhecer os alimentos, estudar, ver os benefícios que eles porporcionam ao organismo, acompanhar os pacientes e ver as pessoas emagrecendo de forma saudável e te agradecendo por isso, é gratificante”.

Para os nutricionistas formados que seguem para o mercado de trabalho, Carolina deseja boa sorte e orienta. “Continuem o aprendizado, pois o conhecimento é contínuo na vida de todo profissional. Novas pesquisas surgem o tempo todo e muita das vezes o que foi afirmado hoje, amanhã já pode ter outra definição. Atualizem-se para permanecerem no mercado de trabalho e serem vistos como excelentes profissionais”.