Alto contraste A- A A+
Login
Home

Unieuro

Sua escolha para um grande futuro.

22 de fevereiro de 2017, 13:40 - Por Assessoria de Comunicação UNIEURO

Conheça o curso de Engenharia Civil do Unieuro

professora-1

Nesta matéria, conversamos com a coordenadora do curso de Engenharia Civil, Ana Elisa Garcia, e com a coordenadora adjunta, Sirlane Ferreira. Confira o que este mercado promissor oferece ao profissional.

De acordo com as profissionais da área, o essencial é que o aluno se qualifique agora e esteja preparado para as oportunidades que irão surgir.

O curso é ofertado na unidade de Águas Claras, nos períodos matutino e noturno.  As salas de aula são equipadas com recursos de multimídia e quadro branco apropriado para desenvolvimento dos cálculos específicos das aulas expositivas. Os laboratórios especializados foram recentemente montados com equipamentos de última geração para realização das diversas práticas abordadas nas disciplinas teórico-práticas. As disciplinas relacionadas a Desenho Técnico, Projetos e Programação são realizadas nos laboratórios de informática que estão equipados de computadores com softwares específicos e acesso à internet.

 A matriz curricular do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário Unieuro atende às exigências do Conselho Regional de Engenharia (CREA-DF), bem como às Diretrizes Curriculares Nacionais DCNs. Os temas abordados nas disciplinas asseguram a formação de profissionais generalistas, críticos e reflexivos; capacitados a absorver e desenvolver novas tecnologias bem como a resolver problemas e atender às exigências do mercado, considerando os aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanista.

De acordo com a coordenadora Ana Elisa “O profissional formado pelo Curso de Graduação em Engenharia Civil do Unieuro possui habilidades e competências para atuar nas mais diversas áreas da engenharia. Pode trabalhar na fase de concepção, elaboração de projetos, planejamento, execução, operação e manutenção dos vários tipos de obras de construção civil. É um profissional treinado para realizar estudos de viabilidade técnica e econômica e para resolver problemas e encontrar soluções que proporcionem bem-estar, segurança, funcionalidade e economia para a sociedade”.

Acerca da parte prática do curso, as coordenadoras destacam que “o aprendizado prático é vivenciado dentro e fora da sala de aula e permite que os futuros profissionais tenham capacidade de atuar de maneira mais eficaz no mercado de trabalho”.  Durante as aulas práticas ministradas nos laboratórios da instituição, os discentes têm a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos teóricos abordados em sala. Além disso, o curso promove continuamente visitas técnicas em canteiros de obras e empresas do ramo, de forma aproximar a prática da teoria. Anualmente, é realizada a Jornada Acadêmica onde os alunos participam de palestras, oficinas e minicursos, cujo objetivo é complementar sua formação profissional.

professora-2

Estágio

O Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Engenharia Civil tem como objetivo principal fornecer aos alunos a oportunidade de aplicar as competências e as habilidades adquiridas por meio dos conteúdos práticos das disciplinas profissionalizantes, resgatando toda a fundamentação teórica, geral e específica para alcançar o perfil profissional preconizado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais, constituindo-se em instrumento de integração, de treinamento prático, de aperfeiçoamento técnico-cultural, científico e de relacionamento humano.

Qualificação do corpo docente

O corpo docente é constituído de professores Doutores, Mestres e Especialistas que, além de reunirem vasta experiência profissional, possuem formação acadêmica tanto como educador como pesquisador. Atuam diretamente na área e assumem o compromisso de garantir a excelência das aulas com foco na formação generalista do egresso bem como no desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao profissional de engenharia civil.

 Calouros e Veteranos

As coordenadoras dão as boas-vindas aos calouros e veteranos e afirmam que “o curso de engenharia civil é um curso muito amplo, de modo que o profissional formado poderá trabalhar com diversas áreas. Eles precisarão exercitar continuamente sua criatividade, raciocínio lógico e capacidade de encontrar soluções, avaliando sempre os impactos nas áreas sociais e ambientais.