1 de dezembro de 2016, 13:32 - Por Assessoria de Comunicação UNIEURO

Professor Revoluciona a Educação e faz meditação antes da aula e da prova para aumentar a produtividade e o rendimento dos alunos no ensino no Unieuro

Professor do UNIEURO há 10 anos, Triatleta, Doutor em Ciência Médicas, pesquisador na área da Saúde Funcional. Idealizador do inovador Método SAFE- Equilíbrio Mente & Corpo. Acima de crenças e padrões, o professor vem revolucionando suas aulas com técnica de controle de respiração, melhorando o rendimento e a produtividade dos alunos antes das provas.

Aprendizado, concentração, rendimento, produtividade, menos ansiedade e menos estresses. Assim tem sido a rotina dos alunos do curso de Bacharelado em Educação Física do 4º semestre, das disciplinas, ministradas pelo professor, Sandor Balsamo. Equilibrar a mente e o corpo, passar valores essenciais do ser humano, buscar o melhor, visualizar, projetar e mentalizar os objetivos que se pretendem alcançar na vida, estas são apenas algumas orientações aplicadas em sala de aula e que estão gerando resultados positivos na vida acadêmica e pessoal dos alunos.

Antes de trazer o método SAFE para a sala de aula, o professor percebeu que os alunos demonstravam cansaço, ansiedade e eram dispersos. “A saúde está ligada aos aspectos biológicos, psíquicos, sociais, emocionais e espirituais. Sabemos hoje que a população vive estressada, ansiosa e deprimida, com pensamentos negativos e quando vejo os alunos que vão assistir às aulas com muito sono ou ansiosos, percebi claramente que a produtividade caía, então trouxe o método SAFE que trabalha o equilíbrio, a mente e o corpo e isso mudou significativamente o rendimento e a produtividade deles”.

Durante a demonstração, o professor orienta os alunos no exercício de controle da respiração, a técnica consiste em ensinar os estudantes a se concentrarem, relaxarem, acalmarem os pensamentos, agradecer pela vida, perdoar e buscar o equilíbrio físico e mental.

Os depoimentos dos alunos confirmam a eficiência e eficácia da técnica. De acordo com o estudante Brendon de Araújo, “aprender a relaxar foi um fator importante no aprendizado. Diminuiu minha ansiedade nas aulas e aumentou minha concentração”.

Entre os depoimentos, o agradecimento e a gratidão ao professor são notórios.   A estudante Taíssa de Souza ressalta que a técnica tem ajudado em sua vida profissional e pessoal de modo positivo. “As meditações no início das aulas foram bem inovadoras, os relaxamentos feitos foram ótimos. Passei a ver a vida com mais gratidão”.

No início, porém, o professor explica que existiu uma resistência, porque as pessoas associavam a meditação com crenças e com religião, e não é isso, explica. “O trabalho foi introduzido de forma gradativa. No início da aula, de uma forma bem simples, paramos por três, cinco minutos, usando algumas técnicas com base na respiração, isso deixa a mente mais serena e tranquila e após este tempo, os alunos já percebem os benefícios”.

Pesquisas, trabalhos científicos, autores e grandes empresas multinacionais e universidades do mundo já falam e aplicam o método que atualmente é utilizado por Sandor em suas aulas. “A melhora no rendimento dos alunos é imediata, além disso, eles começam a relatar a evolução de suas ações e comportamentos com a família, trabalho, treinamento e amigos. Eu quero que eles estejam bem, este é o principal objetivo”.