24 de novembro de 2016, 18:18 - Por Assessoria de Comunicação UNIEURO

Reitor do Unieuro participa do Pacto Universitário Pela Educação em Direitos Humanos

O Reitor do Centro Universitário Unieuro, Prof. Dr. Edson Luiz Zangrando Figueira, participou na manhã de hoje (24), às 10h, do Lançamento do Pacto Universitário Pela Promoção do Respeito à Diversidade, Cultura e Paz dos Direitos Humanos, que aconteceu no Setor Bancário Norte, na CAPES, com a presença do Ministro de Estado da Justiça e Cidadania, Alexandre Moraes e do Ministro da Educação, Mendonça Filho.

A Instituição que é parceira no evento pôde conferir os objetivos do Pacto. Superar a violência, a discriminação e o preconceito no ambiente universitário e promover atividades educativas de promoção e defesa dos direitos humanos nas Instituições de Ensino Superior são uma das metas.

Para o Reitor, participar deste momento é relevante para Instituição, pois “o valor da dignidade da pessoa humana é essencial e considerando o direito das diferenças, o que supõe lutar contra todas as formas de violência, preconceito e discriminação”, enfatizou.

De acordo com as informações contidas na programação do Pacto Universitário, foi destacado que cada IES pode desenvolver atividades nos eixos de ensino, pesquisa, extensão, gestão e convivência, de acordo com suas possibilidades e identidade. Além disso, as entidades apoiadoras que queiram atuar em parceria com os órgãos do Governo ou com as IES, poderão aderir ao pacto e buscar mais informações no Portal “educacaoemdireitoshumanos.mec.gov.br

O Pacto Universitário ressaltou ainda o Marco Leal de referência da Educação, as Diretrizes Nacionais em Direitos Humanos, através da resolução nº 1 de 30 de maio de 2012 do CNE e lei nº 13.185 de 06 de novembro de 2015 que institui o Programa de Combate a Intimidação Sistemática (“Lei do Bullying”).

De acordo com informações do Governo Federal, por meio da Secretaria Especial de Direitos Humanos, do Ministério da Justiça e Cidadania e do Ministério da Educação, “a proposta de formalização e implementação de um Pacto Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade e da Cultura de Paz e Direitos Humanos está baseada na possibilidade e na necessidade de aplicação da Educação em Direitos Humanos no ensino superior, por meio da aproximação entre instituições educacionais e comunidade, inserção de conhecimentos, valores e práticas convergentes com os Direitos Humanos no ensino, na pesquisa, na extensão, na gestão e na convivência universitária e comunitária”, diz o texto.