23 de novembro de 2016, 18:13 - Por Assessoria de Comunicação UNIEURO

A Demanda do Profissional de Sistemas de Informação no Mercado de Trabalho

delanoEm meio a um cenário cada vez mais promissor, os profissionais de T.I., vêm se destacando não apenas em Brasília, mas mundialmente. Com uma equipe de docentes qualificados, eficientes e capacitados, o curso de Sistemas de Informação do Centro Universitário Unieuro, agrega à bagagem de conhecimento dos alunos que escolhem esta profissão, a oportunidade de entrarem mais rápido no mercado de trabalho.

Com uma matriz curricular que visa atender as demandas cada vez mais constantes da área, o curso de Sistemas de Informação tem sido procurado até por outros profissionais. De acordo com o coordenador, Prof. Delano Brandes Marques, muitos estudantes do curso, já trabalham na área e buscam a graduação para ter a mão de obra valorizada. Além disso, “a procura do curso tem aumentado entre os jovens”, afirma o coordenador.

Conforme explica o Prof. Delano, o curso procura formar gestores de T.I. que liderem equipes. Para isso, ele afirma que os alunos têm disciplinas que abordam as diversas áreas de conhecimento da T.I. reunidas em cada semestre letivo, tendo uma dessas áreas como eixo principal. Como por exemplo, em um semestre letivo os alunos têm disciplinas voltadas a área de infraestrutura, onde estudam disciplinas como Redes de Computadores, Sistemas Operacionais e Arquitetura de Computadores. No semestre em que é trabalhado o eixo de Desenvolvimento de Sistemas são vistas disciplinas como Banco de Dados, Linguagem de Programação e Modelagem de Sistemas. Desta forma, em cada semestre os alunos estudam eixos específicos.

Além de uma matriz curricular em sintonia com o Mercado de trabalho e corpo docente formado por profissionais atuantes e altamente qualificados, o professor também cita como diferencial, os parceiros externos que colaboram com a oferta de eventos e desenvolvimento de projetos. Como exemplo, podemos citar as Jornadas Acadêmicas, Núcleo de Negócios e para o ano que vem a Maratona de Programação. Neste evento, serão oferecidas aos alunos oficinas voltadas à demanda do mercado de trabalho no DF, de acordo com empresas que participarão do evento. No final, será realizada uma competição entre os discentes. Os melhores colocados terão oferta de trabalho destas empresas.

O curso é oferecido nas unidades da Asa Sul e de Águas Claras, no período noturno. Salas de aula, cinco laboratórios em cada unidade, equipamentos modernos, compõem e contribuem com a estrutura. Os alunos do curso contam ainda com o Microsoft Imagine, contrato que o UNIEURO tem com a Microsoft que oferece download gratuito das ferramentas de desenvolvimento da empresa.

O coordenador ressalta que a busca destes profissionais é grande em todo país e que, “muitos alunos, antes mesmo de concluírem a graduação, já estão empregados. Inúmeras empresas procuram a Instituição em busca de novos profissionais. Áreas como Gestão de Projetos Qualidade e Teste de Software, Engenharia de Software, têm constantes demandas”, ressalta.