11 de outubro de 2016, 21:46 - Por Assessoria de Comunicação UNIEURO

Professor e aluno de Educação Física do Unieuro sobem ao Pódium

Doutor e Coordenador dos Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física do Centro Universitário UNieuro, o professor Renato André e seus alunos, tem se destacado, em competições, no cenário brasiliense.

No último domingo (09) foi realizado a VI Etapa do Campeonato Brasiliense de Jiu Jitsu. O UNIEURO foi representado em duas categorias. David Gomes, estudante de Educação Física do III semestre da unidade de Águas Claras, competiu em duas categorias, ficando em terceiro, na sua faixa de peso e vencendo a categoria de peso absoluto.

O Professor Renato André estreou na categoria Master até 76 kg e logrou a terceira colocação. “Fui doutrinado nos esportes endurance, os quais apresentam características desportivas totalmente diferentes das artes marciais, assim, tenho ampliado meus horizontes atléticos”.

Ambos foram acompanhados por Pedro Sechin, atual responsável pelos treinos de Jiu Jitsu no Projeto “UNIEURO em Movimento”. Segundo Renato, o projeto visa oferecer atividades esportivas, recreativas e culturais à comunidade acadêmica do UNIEURO, a fim de fomentar o estilo de vida ativo e a ocupação saudável do tempo de lazer. “Assim, nossa comunidade poderá gozar de melhores índices de aptidão física e saúde. Do ponto de vista acadêmico, pretende-se ofertar novos cenários de vivências pedagógicas ao alunado do curso de Educação Física, o que lhes permitirá possibilidades de aprendizado e um somatório de horas de formação complementar”.

Atualmente o sedentarismo assola a população brasileira em todas as faixas etárias. Este comportamento sedentário prejudica a saúde por induzir o aparecimento de doenças crônico-degenerativas não transmissíveis, como também, por associa-se com maus hábitos alimentares. André ressalta que  estimular a pessoas a movimentarem-se é o primeiro passo para que alcancem melhores níveis de saúde, e isto pode ser alcançado com simples mudanças na rotina diária, como por exemplo subir de rampa ao invés de elevador. “ O projeto foi idealizado sobre o pilar do esporte para todos, onde este é desenvolvido nas dimensões da participação e do lazer. Enquanto que as iniciativas educacionais serão multiplicadas a partir das associações entre educação-esporte-saúde. Contudo, é nosso interesse efetivar os Jogos Universitários do UNIEURO, o que, obviamente, dependerá do sucesso do projeto inicialmente”, finaliza.