31 de outubro de 2016, 14:04 - Por Assessoria de Comunicação UNIEURO

Curso de Enfermagem do UNIEURO capacita aluno para o mercado de trabalho cada vez mais promissor

O curso de Enfermagem do UNIEURO se diferencia por aliar a teoria e a prática, desde o primeiro semestre do curso, além de trabalhar de forma integrada com todos os demais cursos da área da saúde. Numa perspectiva generalista e inserida na realidade do sistema único de saúde. Assim as disciplinas são construídas na lógica inter e multidisciplinar com o desenvolvimento de atividades de forma integrada.

Com 800 horas de estágio ao longo do curso, que incluem atividades de vivência, visitas técnicas e o estágio propriamente dito, o estudante de enfermagem do Unieuro consegue aprender todo o leque de atuação desta profissão. O curso tem duração de 5 anos que são divididos em 10 semestres. Todas as três unidades da Asa Sul, Asa Norte e Águas Claras oferecem o curso de enfermagem.

Através de convênios com instituições privadas e o com o Sistema Único de Saúde, a partir do 5º e 6º semestre e no último ano do curso, os alunos fazem estágio fora da instituição. Em hospitais e unidades básicas ambulatoriais da Rede Sus, o estudante percorre cidades do DF como Santa Maria, Gama e Guará. Já na Rede Privada, o aluno pode estagiar no Instituto de Cardiologia do Distrito Federal, referência no Centro-Oeste para atendimentos de Alta Complexidade.

De acordo com a coordenadora do curso, a enfermeira mestre, Juliana Ferraz, que já leciona há dez anos no UNIEURO, o estudante se forma como bacharel- enfermeiro generalista- e pode atuar em diversas áreas como na área básica, hospitalar, podendo atuar ainda na área de atenção domiciliar,  pesquisa e  gerencia de serviços de saúde bem como secretarias de saúde municipais e estaduais; auditoria e gestão.

Com profissionais qualificados, o corpo docente é formado por mestres e doutores que trabalham em unidades de saúde e gestão, podendo trazer para o aluno essa experiência. “Temos uma preocupação em garantir uma maior qualificação possível do nosso corpo docente”.

A professora destaca ainda, a importância da humanização dentro do curso de Enfermagem do UNIEURO, que tem por objetivo contribuir na formação de profissionais enfermeiros. “A essência do enfermeiro é o cuidado. O processo de humanização perpassa toda formação e isso é primordial para que este profissional desenvolva suas ações de forma qualificada, capazes de cuidar do ser humano em todos os seus ciclos de vida, atuando com competência técnica e científica no processo saúde-doença, em seu contexto familiar e comunitário”.

Com um mercado de trabalho bem promissor para área da saúde, o enfermeiro é um profissional muito requisitado. De acordo com a coordenadora, “nenhuma unidade de saúde funciona sem um enfermeiro. Além da área de gestão que é bastante ampla para estes profissionais”.

Juliana Ferraz explica que no Unieuro, o aluno encontra toda estrutura necessária à sua formação. “Temos potencial para oferecer a este aluno, tudo o que o mercado necessita”.  Quanto ao ingresso ao campo de trabalho, a coordenadora ressalta que “a melhoria da qualidade de vida, atrelada ao envelhecimento populacional, forma um cenário extremamente positivo quanto a necessidade de enfermeiros no mercado de trabalho para que possa ser desenvolvidas as questões de promoção e prevenção a saúde”, finaliza.

Por Janara Rodrigues

dsc02095dsc02090