9 de agosto de 2016, 21:35 - Por Assessoria de Comunicação UNIEURO

I Encontro de Pesquisa e Iniciação Científica do curso de Direito do UNIEURO

Ida Geovanna Medeiros

O Centro Universitário Euro-Americano (UNIEURO) realizou no dia 24 de junho, o I Encontro de Pesquisa e Iniciação Científica do curso de Direito, no campus de Águas Claras, por volta das três horas da tarde. Durante o evento, pesquisadores, bem como demais discentes e docentes, coordenadores do projeto e, também, do curso, foram os comunicadores do evento.

Ao todo, vinte e quatro discentes – quatorze do primeiro semestre – e oito docentes, apresentaram trabalhos de relevante importância para a ciência jurídica. O objetivo do encontro foi propiciar um ambiente de confluência e divulgação da pesquisa acadêmica por parte das comunidades docentes e discentes da Instituição e a interação professor-aluno pesquisadores.

Um exemplo, foi a pesquisadora Maria Rosimeria Alves, que apresentou o artigo intitulado A corrupção no Brasil: uma reflexão à luz da tese da banalidade do mal de Hannah Arendt. Segundo a discente, a escolha da temática ocorreu não só por causa da tese de Arendt, ou da proposta do encontro de pesquisa; mas, sobretudo, “por ela ter sido uma mulher à frente de seu tempo”. Outros exemplos interessantes, são as discentes Bárbara Yanka – que apresentou a temática Subalternização: a problemática da categoria mulher – e Hillory Soaldini que, por sua vez, falou do Assédio sexual brasileiro.

Dessa forma, diante desse e outros trabalhos, para Ruth Ester Poitevin, professora e coordenadora do projeto, “é nesse momento que vemos que a semente que plantamos ganhou força, germinou e seus frutos são saborosos. Nós nos sentimos realizados! Vimos em cada um dos alunos, um pouquinho de nós”, concluiu, emocionada. O que, também, ocorreu com a professora Karina Martins que, dentre outras palavras, disse estar feliz e surpresa, pois a cada encontro, se surpreende “com a motivação e envolvimento de cada um dos alunos”. Ressaltou, ainda, que “garra, dedicação e constante evolução, são apenas algumas das qualidades que norteiam o ambiente de trabalho de um grupo de pesquisa”.

Além das temáticas apresentadas pelos alunos, deve-se citar, também, as dos professores. Foi o caso do professor Danilo Gustavo Martins que, falou dos Fundamentos do direito penal garantista na visão de Luigi Ferrajoli: o dever ser externo, o dever ser interno e o dever ser jurídico. Quando questionado sobre sua escolha, disse que ela se deve ao fato do “Sistema Garantista proposto por Luigi Ferrajoli, constituir um modelo ideal, como critério ou instrumento de valoração e de correção do sistema jurídico em vigor, prestando, sobretudo, a apontar as falhas ou lacunas do Direito Penal e, em especial, as deficiências do funcionamento do Poder Judiciário criminal”.

Portanto, nas palavras do professor Paulo Henrique Marques, “a educação tem uma finalidade muito importante que é a de promover a humanização e a emancipação do conhecimento. A pesquisa conscientiza o homem como um ser produtor do conhecimento inovador e isso é perfeitamente facilitado por meio do conhecimento científico que as pessoas produzem”. Por fim, concluiu que “no meio acadêmico isso é muito importante, pois esses projetos estimulam os alunos que se interessam por projetos de pesquisa e, todo o meio acadêmico, a desenvolver opinião crítica, a formular um sistema melhor, sobretudo, na área do Direito”.

O futuro encontro realizado pelos Projetos de Pesquisa e Iniciação Científica, Ambiência Jurídica e Compreensão do Direito e As Pessoas com Deficiências e as Repercussões dentro do Direito, este último, coordenado pelo professor Leonardo Gomes de Aquino, será no campus da Asa Norte, no segundo semestre, ainda em data a ser definida.