11 de agosto de 2016, 21:25 - Por Assessoria de Comunicação UNIEURO

I Colóquio de Pesquisa e Iniciação Científica do curso de Direito

Texto: Ida Geovanna Medeiros

No dia 24 de junho, o UNIEURO realizou o I Colóquio de Pesquisa e Iniciação Científica do curso de Direito, no campus de Águas Claras. O evento iniciou-se por volta das sete e meia da noite e foi encerrado com a discussão do tema Ambiência jurídica: o fenômeno da corrupção sob três perspectivas, pelos palestrantes Antônio Carlos Vasconcellos Nóbrega (Coordenação-Geral da Responsabilização de Entes Privadas – COREP/CGU), Raquel Mousinho de Moura Fé (Coordenação da Corregedoria – SE/MAPA) e Rômulo Pinheiro Bezerra da Silva (Pinheiro e Oliveira Advogados).

Segundo a professora e advogada Raquel Mousinho de Moura Fé, “corrupção é o abuso daquilo que é de todos em desfavor de todos. No Brasil, o que tivemos foi o estabelecimento de uma ética diferente da lei anticorrupção. É a ética patrimonial. Segundo essa ética, o bom governante é o que ajuda os outros. ” Já o professor e advogado Rômulo Pinheiro, ressaltou a importância da advocacia no combate à corrupção, “o que a corrupção tem a ver com o trabalho do advogado? Tudo, mas é preciso afastar o olhar negativo. O papel do advogado é a orientação e a colaboração com a justiça, é manter o comportamento ético”.

Dessa forma, também, concordou o Dr. Antônio Carlos Vasconcellos Nóbrega, membro da (Coordenação-Geral de Responsabilização de Entes Privados – COREP/CGU). E, em suas palavras, disse que, de fato, “a participação de um advogado, fortalece ainda mais o trabalho da CGU”, órgão responsável por verificar a qualidade da gestão pública do Governo e quando detectadas irregularidades, tem a missão de apurá-las. No caso da Operação Lava-Jato, por exemplo, o órgão realiza audiências e acordos entre as empresas envolvidas, bem como a demissão de servidores públicos, quando comprovado o envolvimento em esquemas de corrupção.

Por fim, no encerramento do colóquio, quando questionado sobre a definição da palavra ‘ética’, segundo o professor Claudio Henrique, “a ética é para quem não tem a capacidade de amar ao outro como a si mesmo. E se você, enfim, conseguir exercer isso – o amor ao outro – certamente não precisará de um Código de Ética”, concluiu o professor, seguido de aplausos dos discentes e demais docentes presentes.

O objetivo do colóquio foi estimular a cultura científica nos alunos da graduação do curso de Direito do UNIEURO, privilegiando a formação de consolidação de grupos de pesquisa na área. O futuro colóquio realizado pelos Projetos de Pesquisa e Iniciação Científica, Ambiência Jurídica e Compreensão do Direito e As Pessoas com Deficiências e as Repercussões dentro do Direito, este último, coordenado pelo professor Leonardo Gomes de Aquino, será no campus da Asa Norte, no segundo semestre, ainda em data a ser definida.