12 de julho de 2016, 16:04 - Por Assessoria de Comunicação UNIEURO

Grupo de Pesquisa visita OAB-DF e acompanha seminário de combate à corrupção

Em mais uma de suas atividades, o Grupo de Pesquisa e Iniciação Científica Ambiência jurídica e compreensão do Direito, do Centro Universitário Euro-Americano (UNIEURO), realizou uma visita, no dia 17, do último mês, à Ordem dos Advogados do Brasil (seccional do Distrito Federal).

Dessa vez, o objetivo dos alunos e professores pesquisadores foi assistir ao I Seminário Combate à corrupção: Qual o futuro do Brasil?, tendo em vista os últimos acontecimentos jurídico-políticos no país. Assim, os operadores do Direito discutiram as atuais medidas adotadas de combate à problemática, bem como as futuras, seja no Brasil ou exterior. É o caso do Acordo de Leniência – temática estudada durante a visita à Controladoria Geral da União (CGU) – e a operação Mãos Limpas.

Também foi ressaltada a união dos membros do Poder Judiciário e, por isso, o evento contou com a participação dos representantes das mais diversas esferas do Poder, desde a OAB até a Assessoria do Supremo Tribunal Federal (STF), de forma a enriquecer e democratizar, ainda mais, o debate e as exposições de ideias.

Nicolau Dino, Subprocurador-Geral da República, por exemplo, disse que, “a corrupção é um mal que não tem cura, mas há medidas para amenizá-la. Por isso, deve-se pensar no acordo de leniência como um desses remédios”. Já Alexandre Vieira Queiroz, Presidente da Comissão de Ciências Criminais da OAB/DF e Mestre em Ciência Política ressaltou a leitura de um artigo, “li um artigo intitulado Quem é a favor da corrupção?, e o mesmo artigo respondeu que, talvez o próprio corrupto. Mas, talvez, também, ele seja a favor apenas da própria corrupção e não da corrupção do outro”. Por fim, enfatizou, “para combater a corrupção é preciso ferir a constituição? Minha preocupação não é quem vai investigar, mas como as regras serão seguidas”.

Ainda durante o evento houve a exposição, venda e sorteios de livros dos expositores, bem como coffee breaks.