23 de junho de 2016, 16:09 - Por Assessoria de Comunicação UNIEURO

Grupo de pesquisa visita Câmara dos Deputados

Texto: Ida Geovanna Medeiros

No dia 08 de junho do corrente ano, o Grupo de Pesquisa “Ambiência jurídica e compreensão do Direito” realizou sua terceira visita. Os professores e pesquisadores assistiram à reunião deliberativa ordinária da Comissão de Turismo, no plenário, que tratou da temática “O Turismo após as olimpíadas de 2016”. O objetivo da reunião foi a discussão e a apresentação de medidas que possam gerar a captação de turistas para o Brasil após as Olimpíadas, tendo em vista a data do evento que se aproxima.

Segundo organizadores, tal evento fará com que cerca de 5 bilhões de pessoas tenham “seus olhos voltados” para o país. Além disso, foi discutida a possibilidade do turismo – pós-olimpíadas 2016 – se tornar um dos principais setores econômicos do Brasil, a exemplo de Portugal, que mesmo ainda não tendo recebido os jogos olímpicos faz da atividade turística a base de sua economia. Nas palavras de um dos expositores, “o turismo é uma das atividades mais democráticas que pode existir, afinal, o turista escolhe para onde vai”, por isso, seria necessário “utilizar as olímpiadas para promover o país”.

Segundo o representante do Ministério das Relações Exteriores “o turismo não se encerra com os próprios jogos”. No entanto, ressaltou o presidente da Associação Brasileira de Turismo Internacional que, “para que isso ocorra, faz-se necessário trazer empregabilidade e redução de custos, pois o Brasil é o principal destino do brasileiro e tão importante quanto tentar atrair turistas estrangeiros, seria tentar atrair turistas brasileiros”.

A reunião contou com a presença de deputados, do representante do Ministério das Relações Exteriores, do presidente da Empresa Brasileira de Turismo (EMBRATUR), do presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), do presidente da Associação Brasileira de Turismo Internacional, bem como a cobertura da imprensa, dentre outros convidados.