13 de maio de 2016, 19:50 - Por Assessoria de Comunicação UNIEURO

Ministro do STF no UNIEURO

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, repetiu o feito de sua última vinda ao Centro Universitário UNIEURO e, mais uma vez, lotou o auditório da unidade de Águas Claras com a palestra Constitucionalização, Judicialização e os Papéis dos Tribunais Superiores, que aconteceu na noite de segunda-feira (09). Na plateia, estavam, principalmente, jovens estudantes de Direito, coordenadores de curso, professores e gestores.

O Reitor, Prof. Dr. Edson Luis Zangrando Figueira, deu as boas-vindas ao Ministro e falou da importância da palestra na preparação dos estudantes da instituição. “Agradeço ao Senhor Ministro por  ter-nos dado a honra de comparecer a este evento e enriquecer, com seus conhecimentos e sua sabedoria, a formação dos nossos alunos”, afirmou.

Construída sobre três pilares, a palestra tratou da ascensão institucional do Poder Judiciário no mundo e no Brasil; da indeterminação do Direito e o aumento da subjetividade de juízes e tribunais; e dos limites legítimos da atuação do Supremo.

Ao final da explanação, o ministro respondeu perguntas feitas por estudantes de direito.

Sobre Luís Roberto Barroso

Natural de Vassouras (RJ), o Ministro Roberto Barroso, do STF, tornou-se bacharel em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/1980). Mestre em Direito (Yale Law School, EUA, 1988-89), Doutor em Direito Público (UERJ/2008) e Visiting Scholar (Harvard Law School, EUA, 2011).

Como Advogado defendeu no Supremo Tribunal Federal causas como: legitimidade das pesquisas com células-tronco embrionárias, equiparação das uniões homoafetivas às uniões estáveis convencionais, legitimidade da proibição do nepotismo, legitimidade da interrupção da gestação de fetos anencefálicos.

Entre as suas obras publicadas estão “Curso de Direito Constitucional Contemporâneo: os conceitos fundamentais e a construção do novo modelo”, “O novo Direito Constitucional Brasileiro: contribuições para a construção de um conceito jurídico brasileiro”, “Interpretação e aplicação da constituição”, “Constituição da República Federativa do Brasil anotada”, Direito Constitucional Brasileiro: o problema da federação”.