22 de maio de 2014, 21:51 - Por Clidenor Neto

Projeto Unieuro em Movimento

Logo_Unieuro_Movimento (Small)O Centro Universitário Unieuro está oferecendo à sua comunidade acadêmica, atividades esportivas, recreativas e culturais. O Projeto Unieuro em Movimento pretende fomentar o estilo de vida ativo e a ocupação saudável do tempo de lazer, para que todos possam usufruir os melhores índices de aptidão física e saúde. Do ponto de vista acadêmico, o objetivo é ofertar novos cenários de vivências pedagógicas aos alunos do curso de Educação Física, o que lhes permitirá possibilidades de aprendizado e um somatório de horas de formação complementar.

O coordenador do Curso de Educação Física e idealizador do projeto, Renato André Sousa da Silva, afirma que atualmente o sedentarismo assola a população brasileira em todas as faixas etárias. Este comportamento sedentário prejudica a saúde por induzir o aparecimento de doenças crônico-degenerativas não transmissíveis, como também, por associar-se com maus hábitos alimentares. “Estimular as pessoas a movimentar-se é o primeiro passo para que alcancem melhores níveis de saúde, e isto pode ser realizado com simples mudanças na rotina diária, como, por exemplo, subir de rampa ao invés de usar o elevador”, destaca o professor.

Segundo Renato André, o projeto foi idealizado sobre o pilar do “esporte para todos”, onde é desenvolvido nas dimensões da participação e do lazer, enquanto as iniciativas educacionais serão multiplicadas a partir das associações entre educação, esporte e saúde. De acordo com o professor, serão promovidos campeonatos esportivos em diversas modalidades, mas o envolvimento de todos na campanha do projeto será crucial para a realização das atividades. “É de nosso interesse efetivar os jogos Universitários do UNIEURO, o que obviamente, dependerá do sucesso do projeto inicialmente”, afirmou.

O projeto foi implantando de forma piloto em Águas Claras e no próximo semestre chegará em definitivo na unidade Asa Sul. Atualmente são oferecidas as modalidades de: Futebol de Campo, Vôlei de areia e quadra, Dança Contemporânea e Basquetebol. O professor André Sousa lembra ainda que a Academia Escola tem papel de destaque no projeto, pois a partir dos serviços de excelência por ela ofertados, os atletas do UNIEURO poderão fazer a complementação da preparação física para os esportes.