29 de maio de 2014, 19:30 - Por Clidenor Neto

IV Congresso Internacional de Educação Física

Alunos e Professores participam do IV Congresso Internacional de Educação Física.

Entre os dias 22 e 23 de maio foi realizado em Brasília o IV Congresso Internacional de Educação Física, uma realização do Grupo de Estudos em Gestão Esportiva (GESPORTE – UnB) e do Conselho Regional de Educação Física da 7ª Região.

Foram inscritos, mais de 130 alunos do UNIEURO, o que superou todas as expectativas da coordenação do curso e da própria organização do evento. Desta forma, os cursos de Educação Física e Fisioterapia aproveitaram a oportunidade deste evento para estimular as culturas científica e técnica do alunado. Na ocasião, muitos alunos apresentaram/publicaram suas pesquisas de TCC em formato de temas livres, com especiais contribuições de doutores de universidades estrangeiras e da USP.

O professor de Educação Física do Unieuro, Renato André Sousa da Silva foi um dos premiados, juntamente com os alunos Alexandre Tavares da Silva, Thiago Dutra Salles e  Wuallis de Freitas Costa. De acordo com o professor esse prêmio representa a valorização de um árduo trabalho acadêmico. Isso porque, desde a delimitação do problema de pesquisa, até a defesa do projeto, muitas dificuldades surgiram. “Tivemos problemas relacionados aos voluntários, com equipamentos e como os curtos prazos. Assim, recebemos com extrema felicidade tal reconhecimento”, lembra o docente.

O Curso de Educação Física do UNIEURO recebeu dois prêmios. O primeiro estudo, intitulado de: Efeitos da privação de luz sobre o desempenho e as respostas psicofisiológicas durante teste de ciclismo de 20-km; investigou a influência da privação de luz sobre a regulação do esforço. Sendo o achado principal, que fazer exercício no escuro reduz o estresse fisiológico de ciclistas. No segundo, intitulado de: Associações históricas entre o desenvolvimento da preparação física e o status da arte do futebol contemporâneo; foram relacionados processos históricos de desenvolvimento da preparação física e do futebol. Foi concluído que o estado atual do futebol deriva bastante dos avanços técnicos e científicos do treinamento desportivo.

Segundo o professor Renato André, a Educação Física, como em todas as áreas do conhecimento, usa a pesquisa para fomentar o desenvolvimento e a reflexão, induzindo assim, a ação e o melhoramento da área. “É na pesquisa que buscamos resolver problemas ainda sem respostas. Portanto, esses dois trabalhos nos permitirão rever algumas condutas outrora consolidadas. As pesquisas e os prêmios não seriam possíveis sem o apoio de instituições de fomento , como a CAPES, o próprio UNIEURO e sem as iniciativas do CREF-7 e do GESPORTE. Aos seus representantes fica o nosso agradecimento”, conclui o professor.