Terceira Jornada de Engenharia Civil abordou temas como Empreendedorismo e Tecnologias
Com o tema “Empreendedorismo e Tecnologias”, o curso de Engenharia Civil, realizou a Terceira Jornada, na unidade Águas Claras, nos dias 21 e 22 de agosto. Durante a abertura, as boas-vindas, no período da manhã ficou por conta do pró-reitor acadêmico, professor doutor Arlindo Abreu de Castro Filho e do diretor da unidade, Luis Henrique. Já no período noturno, os alunos receberam as boas-vindas do reitor, Edson Luiz Zangrando Figueira.
De acordo com a coordenadora do curso, Ana Elisa Godoy Garcia, o tema proposto para jornada partiu da ideia de apresentar ferramentas que auxiliarão os discentes na vida acadêmica e profissional. “A ideia foi lapidada e introduzimos ainda palestras voltadas a empreendedorismo e inovações do mercado”, explicou.
Composta por palestras, minicursos e visitas, a Jornada teve diferentes programações que alcançaram as diversas áreas da Engenharia Civil. Todas elas supervisionadas por professores. As visitas técnicas foram as atividades mais procuradas, ressaltou a coordenadora. “Os alunos formaram fila uma hora antes das visitas devido a limitação de vagas. Na Central de Monitoramento do Metrô, eles conheceram áreas específicas do departamento de Engenharia e tiveram uma experiência inigualável referente ao controle técnico deste meio de transporte; A visita a obra do Trevo de Triagem Norte permitiu a imersão dentro de um canteiro de duas grandes obras, as quais afetaram o dia-a-dia do brasiliense; A visita a Central de Concretagem da Engemix possibilitou a aplicação dos conhecimentos adquiridos nas disciplinas de Materiais de Construção Civil, mostrando a realidade de uma fábrica e a importância do conhecimento técnico”.
A pedido dos alunos do curso de Engenharia, o Unieuro convidou o palestrante Rodrigo Nunes, engenheiro, que contagiou os discentes e convidados falando sobre o Empreendorismo na Construção Civil. Houve também palestras com temas sobre “O Poder da Análise de Dados com o Microsoft Power BI” que facilita a visualização dos dados de diversas formas em painéis com gráficos, mapas e tabelas interativos. A Engenheira Iviane fez relatos das experiências de análises da dinâmica das estruturas de pontes. A coordenadora Ana Elisa e a coordenadora adjunta Sirlane Ferreira enfatizaram que as palestras apresentadas durante a jornada fizeram os alunos entender que “a Engenharia vai além dos muros da instituição e que sempre haverá algo a mais, além disso, tiveram ainda a oportunidade de conhecer o trabalho que vem sendo desenvolvido pelas alunas do 10º período, as alunas Jeciane e Raynnara, que demonstraram segurança e vasto conhecimento no assunto apresentado”.
Para a IV Jornada, a coordenadora explica que farão o levantamento, com o auxílio dos representantes de turma, para identificarem as demandas para o próximo evento. “A partir dos dados obtidos nosso NDE começará a trabalhar a programação”.
Confira o que aconteceu durante a jornada
PALESTRAS
- “Processos Seletivos”: como se comportar em uma entrevista de emprego?
- NBR 15.575/13 – Norma de Desempenho
- Uso e aplicações dos pigmentos inorgânicos na indústria da construção civil.
- Aplicação da simulação higrotérmica como ferramenta de estudo da degradação e durabilidade das edificações.
- Drenagem Sustentáveis de Alta Performance
- Mapeamento aéreo com drones e seu uso na engenharia.
- Empreendedorismo na Construção Civil
- Geoprocessamento: Aplicações de Mapas Temáticos à Engenharia e Arquitetura
- Business Intelligence – O Poder da Análise de Dados com o Microsoft Power BI
- Tintas e Revestimentos Imobiliários
- Dinâmica das Estruturas aplicadas às Pontes
- Concretos de alta resistência: evolução e tendências
MINICURSOS
- LaTeX: produção de textos impressos de alta qualidade tipográfica
- Comandos básicos do AutoCAD 2D para projetos técnicos
- Utilização do Revit em projetos de Engenharia
- FTOOL – Aplicações do Programa gráfico-interativo para o comportamento de estruturas
- LaTeX: produção de textos impressos de alta qualidade tipográfica
VISITAS
- Engemix – Central de Concretagem
- Metrô – Estação Águas Claras
- Metrô – Estação Águas Claras
- Trevo de Triagem Norte (TTN)