Alunos do curso de Farmácia visitam o Projeto Preservar
Há 16 anos a Chácara da Farmacotécnica desenvolve o cultivo e processamento de plantas medicinais
Alunos do curso de Farmácia, do 3º e 4º semestres, das unidades Águas Claras e Asa Sul da disciplina Farmagnosia II, visitaram no mês de agosto, com o professor, Nilton Luz Netto, a chácara de cultivo e processamento de plantas medicinais da Farmacotécnica, Farmácia de Manipulação, onde ocorre desde 2001, o Projeto Preservar.
A escolha do local, segundo o professor que é responsável pela disciplina há 11 anos, “foi despertar nos alunos o interesse investigativo, levando-os ao aprimoramento no campo das ciências. Além de conhecerem e entenderem a importância que o projeto e o espaço oferecidos proporcionam aos estudantes, no sentido de aprendizado sobre a importância social, econômica e farmacêutica das plantas medicinais”.
Durante a visita, o professor esclarece que os alunos foram orientados a ouvirem dos técnicos da Farmacotécnica e dos alunos da Escola Classe Ipê, do Riacho Fundo I, a apresentação feita sobre mais de 15 espécies vegetais medicinais cultivadas no local, destacando-se valiosas informações à respeito, como seus nomes populares mais conhecidos, seu nome científico, sua parte usada medicinalmente, seus aspectos agronômicos para o cultivo, bem como suas curiosidades.
O Projeto Preservar é voltado à Preservação da cultura brasileira sobre a utilização de plantas medicinais, contribuindo com a formação de cidadãos com horizontes ampliados frente à natureza. Este projeto foi desenvolvido há 16 anos pela Farmacotécnica e é destinado a estudantes e educadores da rede pública e privada de ensino e à comunidade do Distrito Federal.
“Após a visita os alunos puderam relacionar o aprendizado desenvolvido em sala de aula às atividades desenvolvidas pelo Projeto Preservar. A expectativa para as próximas visitas é levar os alunos à conhecerem a indústria de produção de cosméticos e alimentos funcionais da mesma Empresa”, explicou.
Para obter mais informações acerca do Projeto Preservar da Farmacotécnica, pode-se consultar o link abaixo:
https://farmacotecnica.com.br/projeto-preservar
Por Janara Rodrigues