18 de setembro de 2013, 19:38 - Por Clidenor Neto

Aluno do UNIEURO lança livro em Brasília

marcos linhares (Small)O Aluno de Comunicação Social do Centro Universitário Unieuro, Marcos Linhares, lançou no dia 18 de setembro no Restaurante Carpe Diem (104 Sul), o livro “Cartas ao Poeta Dormindo”. A obra reúne depoimentos de várias personalidades brasileiras, ao poeta João Cabral de Melo. Com emoção, humor, crítica e saudade, o livro é um ciclo de homenagens ao diplomata que tanto cantou a beleza das desventuras do seu Recife e do Nordeste.

Em 1997, Marcos Linhares dava aulas de inglês e literatura, simultaneamente à sua carreira de repórter. Sendo um dia caracterizado como retirante, ele deu uma aula sobre Morte e Vida Severina. “Os alunos emocionados, no fim da aula, perguntaram se João Cabral ainda estava vivo e me pediram que o entrevistasse. Apesar de saber das dificuldades envolvidas na missão, tentei e consegui. O tempo passou. Um dia, arrumando uma caixa, encontrei a fita cassete com a entrevista e as fotos. Conversei com uma amiga maestrina, a Dora Galesso, sobre o acontecido. Ela sugeriu-me que eu pedisse a personalidades brasileiras uma carta ao famoso poeta. Gostei da ideia coloquei em prática. Dezoito personalidades brasileiras toparam esse desafio”, conta o escritor.

De acordo com Marcos Linhares, o livro mostra, além de facetas de um dos maiores poetas brasileiros e por que não dizer, do mundo, João Cabral de Melo Neto- cartas de personalidades brasileiras e portuguesas. Nessas cartas, existem relatos fortes e inquietantes com diagnósticos sobre o Brasil e ainda, textos poéticos sobre momentos da vida e do poeta, resultando em “um belo livro para se emocionar e ainda refletir sobre o país que temos e queremos ter”.

Mas o processo para chegar até todas as personalidades presentes na obra foi bastante complexo, devido à falta de tempo dos colaboradores. “Mas, no final, deu tudo certo. Gostei de todas as cartas. Contudo, por motivos diferentes, a do prof. José Pacheco e me deixou perplexo por tomar conhecimento do pouco que sabemos de nossas crianças e jovens de hoje. A outra, do português Miguel Sousa Tavares, emociona por evocar as relações de amizade da mãe dele (a famosa poetisa Sophia de Mello Breyner Andressen) com  João Cabral. Entre tantas boas surpresas, a carta de Adriana Kortlandt falando de relações familiares e de Cristovam Buarque falando de poesia (e não de educação) também foram marcantes”, ressalta Marcos.

Agradecendo com muito carinho ao coordenador do Curso de Comunicação Social do UNIEURO, Fernando Braga, o organizador desta obra atemporal, foi finalista do 15º International latino Book Awards, na categoria melhor livro de não-ficção de língua portuguesa com, “Não existe crime perfeito”. Este é o 11º livro do autor, que ressalta o orgulho de estar concluindo a graduação no Centro Universitário Unieuro.