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Sua escolha para um grande futuro.

Programa de Capacitação Permanente

A formação docente é tema frequente de discussões nos espaços instituicionais e também entre os pesquisadores e estudiosos das áreas de metodologia, didática, emprego de tecnologias e outras áreas afins (FREIRE,1996; NÓVOA. 2000; PERRENOUD, 2000; IMBERNÓM, 2002; TARDIF, 2002; CHARLOT, 2006; ZABALZA, 2004).

As constantes evoluções, tecnológicas, conceituais e de gerações, tem significativa influência no exercício docente interferindo nas escolhas de recursos e materiais para desenvolver as atividades, bem como no planejamento e na concepção do processo de ensino e aprendizagem.

A Instituição vem desenvolvendo diversas atividades de capacitação aplicadas nas Semanas Pedagógicas, além das atividades específicas junto às Coordenações de cursos, colegiados e Núcleo Docente Estruturante – NDE.

Em 2015, foi instituída uma Comissão de Ensino Aprendizagem com o intuito de criar ações que pudessem complementar este processo visando melhorar o desempenho do estudante, por meio da formação de uma cultura de aprendizado crítico reflexivo. Em agosto de 2017 foi criada uma Comissão de Capacitação Docente, que atua como Grupo de Trabalho,  junto a Pró Reitoria, formado por um representante de cada ciclo do Enade, objetivando a utilização dos membros dos NDE de diversos Cursos atuando como multiplicadores desse processo junto ao corpo docente.

Entre  os objetivos desse processo de capacitação pode-se destacar:

– Unificar e sistematizar as estratégias de capacitação, convergindo para um direcionamento único;

– Aprimorar o trabalho pedagógico no âmbito dos cursos da Instituição, visando a melhoria da qualidade de ensino;

-Ampliar o repertório de boas práticas identificadas nos diversos cursos, explorando as ferramentas e as metodologias de ensino tradicionais e contemporâneas, aplicadas de acordo com as especificidades e particularidades de cada curso;

– Inserir cenários diversificados nas atividades acadêmicas, visando a melhor forma de intensificar o aprendizado dos conteúdos por meio do desenvolvimento das competências e habilidades;

– Refletir acerca dos desafios cotidianos e conflitos dentro e fora dos cenários acadêmicos, propondo soluções que possam contribuir na contextualização do processo de ensino-aprendizagem.

Principais estratégias:

  • Mapeamento das fragilidades dos planos de ensino vigentes;
  • Definição, monitoramento e avaliação de um conjunto de disciplinas por semestre;
  • Definição de indicadores para monitoramento e avaliação de disciplinas;
  • Elaboração de oficinas de capacitação sobre metodologias ativas; e
  • Disseminação de experiências exitosas

Ações realizadas:

  • Criação de uma plataforma EAD para capacitação de coordenadores e docentes do NDE, centrada nas seguintes temáticas: atividade de compreensão da legislação e dos conceitos; e atividades referentes a organização de perfil e recursos da matriz do curso
  • Disponibilização da plataforma EAD para demais docentes;
  • Análise dos conteúdos contemplados na estrutura curricular do curso;
  • Construção da matriz de referência;
  • Construção da matriz de disciplinas;
  • Discussão e identificação de metodologias ativas/ferramentas a serem utilizadas nos cursos; e
  • Definição de modelo de plano de ensino e cronograma de aula;

Além destas atividades os coordenadores de curso e os docentes dos NDEs também participaram de uma capacitação organizada, e desenvolvida pelo NUTED – Núcleo de Tecnologias de Educação para formação avançada no Office 365.

Para 2019 as atividades de capacitação serão centradas em:

  • Construção dos planos de ensino conforme modelo discutido;
  • Construção dos planos de atividade (cronograma de execução), conforme definição das Coordenações de Curso; e
  • Oficinas de ferramentas de metodologias ativas