Alto contraste A- A A+
Login
Home

Unieuro

Sua escolha para um grande futuro.

1 de março de 2019, 17:10 - Por Assessoria de Comunicação UNIEURO

Aluno de Arquitetura e Urbanismo é um dos selecionados ao intercâmbio em Portugal

A oportunidade se dá por meio do Programa de Bolsas-Ibero-Americano do Santander Universidades, em parceria com UNIEURO

Gabriel Luiz Henrique de Freitas  é um dos alunos selecionados ao Programa de Bolsas-Ibero-Americano do Santander Universidades, em parceria com UNIEURO. Cursando o 9º período de Arquitetura e Urbanismo, ele está atualmente fazendo um intercâmbio em Portugal. Assim como Gabriel,  também estamos felizes por poder proporcionar esta ponte de conhecimento. Essa oportunidade também pode ser sua. Leia a matéria entrevista abaixo na íntegra.

CONTE NOS UM POUCO DA SUA VIVÊNCIA ACADÊMICA EM PORTUGAL. 

Olá, meu nome é Gabriel Freitas, sou um dos selecionados para o intercambio Ibero-Americano do programa Santander Universidades. No Brasil, sou graduando do 9º semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo, já aqui em Porto – Portugal, estou a cursar em duas faculdades diferentes da Universidade do Porto, a FAUP (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Porto) e a FEUP (Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto). O motivo pelo qual estou a frequentar duas faculdades diferentes, está relacionado a escolha das disciplinas que vou cursar neste intercambio. Sendo que, na FEUP frequento 3 disciplinas do Mestrado em Planeamento e Projeto Urbano, e na FAUP disciplinas de Mestrado Integrado em Arquitetura e Urbanismo.

As aulas se dividem em dois momentos, teórico e pratico, às atividades práticas variam de acordo com as disciplinas e o curso no qual se pertence, mas sempre são atividades onde há um maior entrosamento entre os estudantes. A relação com os demais estudantes da universidade está sendo uma das experiências mais incríveis, pois estou a cursar aulas com estudantes de diversas partes do mundo, com diversas perspectivas intelectuais e com diferentes culturas, inclusive outros brasileiros, isto ta sendo um fator incrível no quesito das relações intelectuais, sociais e culturais.

Nos dias em que não estou muito carregado de trabalhos ou atividades, eu saio pela cidade, para conhecer as obras históricas, a formação da cidade, a correlação das pessoas com os espaços e tudo aquilo que me chama atenção em qualquer cidade. Também gosto de fazer viagens, por enquanto nada muito distante, mas eu tive a oportunidade de conhecer a Serra da Estrela, o ponto mais alto de Portugal, onde tive a oportunidade de conhecer neve e um clima que chega a fica abaixo dos 0º, e a culinária típica da região que é um ponto que gosto muito de conhecer.

 Ainda está tudo muito recente para falar mais sobre minhas experiências desta etapa da minha vida, que sem dúvidas está sendo uma das experiências mais incríveis no mundo acadêmico e na minha vida pessoal, mas que já sei que será uma bagagem rica de conhecimento e experiências que levarei para vida como profissional e como pessoa.

O QUE ESSA EXPERIÊNCIA TEM CONTRIBUÍDO PARA O SEU CRESCIMENTO PROFISSIONAL?

 A arquitetura e Urbanismo, é uma área em que o profissional possui um leque muito grande de atuação, minha atenção como estudante e futuro profissional da área, é trabalhar com o que até o presente momento mais me fascina, que é o urbanismo, e a Universidade do Porto é uma das pioneiras no estudo das cidades, centros urbanos, mobilidade e outras áreas no âmbito do urbanismo. Aqui estou tendo a oportunidade de adquirir conhecimentos de questões mais especificas dentro da área, que me proporcionarão um maior domínio de fatores relevantes a Arquitetura e Urbanismo. Adquirindo conhecimento e experiência de suma importância dentro da área, como por exemplo, conhecimentos sobre como se formam os padrões de mobilidade, sobre os fatores que influenciam as decisões de mobilidade dos indivíduos e sobre o papel do planejamento territorial e do planejamento de transporte em gerir a mobilidade em meio urbano, em questões de propor e explicar critérios conducentes à escolha de soluções em áreas urbanas mais sustentáveis, e entre outras especificidades da área, que me atrai muito como estudante e amante do urbanismo.

  O QUE A GRADUAÇÃO NO UNIEURO CONTRIBUIU PARA SUA NOVA ETAPA DE ESTUDOS EM PORTUGAL?

Ao longo dos 4 anos de curso ao qual eu frequentei no UNIEURO, tive a oportunidade de estudar com uma metodologia de estudo ímpar, que prepara o estudante para as atividades e os obstáculos a serem enfrentados na vida profissional de Arquiteto e Urbanista, buscando sempre as melhores propostas de intervenção ou de planejamento, com o intuito de alcançar as expectativas que melhor atendem o espaço em estudo.

Os professores do UNIEURO me preparam da melhor maneira possível para que eu tenha a capacidade de observar os espaços, analisá-lo, avaliá-lo e buscar propor a melhor estratégia de funcionamento, com um embasamento solido e coerente. A formação que tive até o momento no Brasil está me ajudando na realização dos diferentes trabalhos e estudos aqui na Universidade do Porto, tendo em vista que estou fazendo matérias do mestrado, com profissionais já formados e uns até com anos de experiência profissional na área. Mas, mesmo com os diferentes níveis de estudos e experiências profissionais, as perspectivas de análises e estudos, oferecidas pelo curso de Arquitetura e Urbanismo do UNIEURO, fez com que fossem estreitados estas distancias, proporcionando-me um bom rendimento com os demais estudantes.

  PRETENDES FAZER PÓS-GRADUAÇÃO, MESTRADO E OU DOUTORADO EM OUTRO PAÍS? POR QUE?

 A minha atual experiência com o mestrado na FEUP e com o mestrado integrado na FAUP me proporcionou uma visão de estudo bastante ampla. No Brasil, diversas universidades oferecem especializações, mestrados e doutoramentos na área da Arquitetura e Urbanismo, entretanto, o contato com as linhas de pesquisas e investigações aqui realizadas, me chamam bastante atenção, pois trabalham com especificidades de estudos, no qual também me identifico e busco me especializar. Com isso, sem sombra de dúvidas, minha resposta é sim, pois pretendo aprofundar-me em questões que me chamam atenção no que diz respeito ao estudo da cidade  e seu funcionamento.

COMO VOCÊ OBSERVA QUE ESTA EXPERIÊNCIA VAI AGREGAR A SUA VIDA NO MERCADO DE TRABALHO?

O atual mercado de trabalho, independente da área profissional e do país, está em uma busca constante de profissionais que possuam uma formação profissional e acadêmica mais ampla e adequada a um mercado de trabalho globalizado. Estudar no exterior traz um diferencial em qualificação e perspectiva global, pois demonstra o domínio do profissional a partir de diversas perspectivas vividas fora do país, de estratégias e estudos aplicados e que se obteve um bom resultado. Este é um diferencial que minha atual experiência de estudar fora do país pode me proporcionar, uma carga maior de conhecimento e experiências dentro da área.

  ENCONTROU MUITA DIFERENÇA NO PAÍS E NA UNIVERSIDADE? COMO FOI ESSA NOVA REALIDADE?

Apesar de serem países que possuem uma mesma língua, o português, Brasil e Portugal possuem culturas totalmente diferentes, em todos os sentidos, como por exemplo: a culinária, as atividades do dia-a-dia, a relação entre as pessoas e etc. Observa-se que os Portugueses são mais reservados, porém, são calorosos e  educados. É comum encontrar brasileiros pelos corredores da faculdade, são sempre os mais extrovertidos e receptivos com os conterrâneos. A culinária de Portugal é riquíssima, com pratos peculiares e muito saborosos, em especial os doces. Como venho de uma família goiana, às vezes bate aquela saudade da nossa culinária, mas existem diversos restaurantes brasileiros ao longo da cidade ou me reúno com outros estudantes brasileiros e cozinhamos nós mesmos alguns pratos típicos do Brasil.

No que diz respeito às universidades, a tipologia de ensino é um tanto diferente do Brasil, tendo em vista que Portugal possui tradições acadêmicas bem peculiares, como por exemplo a Praxe Acadêmica e o Traje dos estudantes das universidades portuguesas, e também as aulas, que é comum ouvir duas ou três línguas diferentes dentro da sala de aula, ou professor ministrar a aula em duas línguas, é uma boa oportunidade para aprender outras línguas. Tudo isto, é claramente muito novo na minha vida, mas está sendo uma experiência única e muito instigante.

COMO VOCÊ AVALIA O PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDOS E O QUE VOCÊ TEM A DIZER PARA OS NOVOS ALUNOS DO CURSO?

O programa de bolsas do Santander Universidades, oferecido pelo UNIEURO, ao qual fui selecionado para realizar, foi a oportunidade que tive para realização de um sonho, pois sempre tive esse sonho de estudar fora e conhecer outras culturas. A bolsa ofertada para os alunos da instituição, para realizar um intercâmbio vai muito além de aperfeiçoar uma nova língua ou aprender uma nova habilidade. Na verdade, a iniciativa é mesmo uma verdadeira oportunidade de crescimento pessoal e profissional. Estudar fora do país agrega uma bagagem única, especialmente para quem pretende se destacar em meio a tanta competitividade no mercado de trabalho. E essa oportunidade eu tive graças ao programa de bolsas do Santander e do UNIEURO, que formará um profissional mais engajado e capacitado na área.

 AOS NOVOS ALUNOS

Uma mensagem que deixo aos novos alunos do curso, que sejam todos bem-vindos, e que eles estão a adentrar em um mundo onde vão conhecer uma nova realidade e perspectiva sobre o conceito de Arquitetura e Urbanismo, vão passar a observar os espaços de um modo diferente e com uma crítica estruturada e embasada, o curso de Arquitetura e Urbanismo, mesmo sendo um curso que demanda muito tempo e empenho do aluno, é um curso apaixonante, onde você irá conhecer um mundo incrível e instigante, que faz querer sempre mais. Esta nova etapa que está a se iniciar, é um “pontapé” na vida profissional e pessoal. Deve-se lembrar que o Arquiteto e Urbanista é um profissional flexível e o seu mercado de trabalho é bem vasto, com uma gama de áreas de atuação. Esta nova etapa que estão a começar, vão te preparar de diversas formas para você melhor se identificar dentre as diversas áreas de atuação, através das diversas matérias que irão cursar, desde as de Ciências Exatas, Ciências Humanas e disciplinas técnicas específicas da área. Com isso, eu vos digo, procure levar o curso de modo à sempre encontrar um método de desenvolvimento pessoal, que você consiga se destacar dos demais, tanto como estudante como profissional. Para finalizar eu gostaria de deixar a frase de um grande filosofo, que diz:

 ’Os sonhos são projetados por nosso arquiteto interior, mas a realização está em nossas mãos.’                                                                               (Friedrich Nietzsche).

Sejam todos bem-vindos e um bom começo de curso!

 

camara-municipal-do-porto

casa-da-musica-porto-portugal

edificio-misto-habitacao-e-comercio

biblioteca-feup