6 de agosto de 2018, 15:30 - Por Assessoria de Comunicação UNIEURO

Egressa de Nutrição é aprovada no mestrado da UNB

Priscila Almeida, egressa do Unieuro, Colou Grau no mês passado, em julho e já no mesmo mês, iniciou o mestrado em Nutrição Humana na UNB. Nesta entrevista, ela nos conta como foi sua trajetória desde o início da graduação em 2014 e quais caminhos pretende seguir nesta promissora carreira.

ASCOM- Você irá fazer mestrado em Nutrição Humana. Já era um desejo estudar essa área? Por que a escolha?

Sempre cogitei a possibilidade de fazer o mestrado, mas somente após participar de um congresso de nutrição (Conbran) em abril, tive a certeza que era a hora certa, durante minha graduação sempre investi em atividades que pudessem me qualificar para quando o momento chegasse. O aluno sai da faculdade com uma gama muito grande de conhecimento, a nutrição tem uma formação muito generalista, humanista e crítica, senti a necessidade de imergir mais no campo em que pretendo atuar e me profissionalizar.

ASCOM- A docência é um caminho que pretende seguir?

Sim, fui monitora de disciplinas e também aluna de PIBIC na instituição e logo a paixão pela docência se desenvolveu. Acredito que minha família influenciou, já que tenho tios que também são professores, pais que me apoiaram sempre, mas talvez por ter tanto contato com alguns professores do curso, o interesse foi intensificado; deixo aqui registrado o meu agradecimento a dois professores que me inspiraram durante toda minha graduação e me motivaram a ser melhor: Raquel Adjafre e Fernando Lamarca, a professora da qual fui monitora e o professor responsável pelo projeto de iniciação científica que participei.

ASCOM- A graduação no Unieuro te incentivou na escolha do mestrado? De que modo?

Posso conjecturar que minha graduação foi bem traçada, além de ter sido incentivada durante minha graduação, recebi apoio e muitas oportunidades como participar e organizar eventos de extensão; Receber a notícia da aprovação no mestrado foi muito gratificante, pois além de tudo, eu ainda não havia colado grau e nem defendido o meu TCC.
Minha graduação foi consolidada com diversas atividades, durante os quatro anos de graduação tive a oportunidade de ser aluna de PIBIC (projeto de iniciação científica); ser monitora de disciplinas; palestrar em eventos da instituição; representar o curso de nutrição e os alunos no Conselho Regional de Nutrição- CRN1; ser monitora em diferentes eventos promovidos pelo curso e instituição; Enfim, o colegiado de nutrição do Unieuro sempre se preocupou em proporcionar uma formação muito boa aos alunos, só tenho elogios, principalmente à coordenadora do curso, Carolina Sasaki que comanda muito bem todo o time!

ASCOM- Qual será sua linha de pesquisa?

No mestrado em nutrição humana seguirei na área de alimentos, dietética e bioquímica aplicada à nutrição, minha linha de pesquisa será o comportamento alimentar infantil.

ASCOM- Como foi sua passagem pelo Unieuro na graduação?

Sempre me preocupei em participar de eventos na área de nutrição para conhecer cada realidade das diferentes linhas que a nutrição tem, para ter mais certeza ao escolher a minha área de especialização. Participei de vários eventos de extensão promovidos pelo curso no Unieuro, inclusive como monitora em alguns desses.
Fui aluna de PIBIC durante 1 ano e meio, monitora da disciplina de técnica dietética em 2016/2018, decidi fazer estágio extracurricular quando estava na metade do curso e só parei ao colar grau. O último semestre da graduação foi bem intenso, pois eu fazia o estágio obrigatório, o extracurricular, era monitora de disciplina, representava o curso de nutrição do Unieuro no CRN1, fui membro discente do colegiado de nutrição, participei como voluntária de alguns eventos e congressos, e no meio disso tudo, fazia meu TCC e resolvi estudar para a seleção de mestrado da UnB.

ASCOM- Quais são suas expectativas como profissional da Nutrição?

Desde a escolha do curso pretendo contribuir para que o indivíduo tenha uma boa relação com a comida. A alimentação adequada e saudável é um direito humano básico, que proporciona o sentimento de pertencimento à sociedade em que o indivíduo se encontra, sendo também adequada ao contexto e às condições culturais, sociais, econômicas, dentre outras variáveis que devem ser respeitadas e priorizadas.

ASCOM- Você se sente bem preparada para o Mercado de Trabalho? As ofertas de vagas na sua área são boas?

Acho que preparado ninguém realmente está, mas capacitada para iniciar a jornada sim. O mercado de trabalho costuma pedir experiência na área, é necessário se especializar em algo, começar uma pós-graduação, cursos de capacitação e afins. Uma coisa é certa: com o tempo, o bom profissional chega aonde quer, basta ter os objetivos e metas bem traçadas e paciência para alcançar.

Priscila Almeida mestranda da UnB