Alto contraste A- A A+
Login
Home

Unieuro

Sua escolha para um grande futuro.

5 de novembro de 2012, 14:18 - Por Clidenor Neto

Alunos defendem suas teses na semana de comunicação do UNIEURO

Estudantes de jornalismo provocam um rico debate sobre o uso das imagens nos jornais de TV.

A semana de comunicação do UNIEURO continuou gerando debates e despertando ideias de quem busca um novo jornalismo para a nossa sociedade. No auditório do UNIEURO da unidade Asa Sul, cinco alunos do oitavo semestre do curso de jornalismo explanaram suas monografias para um auditório empolgado com os temas apresentados. O professor e orientador André Costa surpreendeu-se com o desempenho dos estudantes, que responderam bem a todas as perguntas apresentadas pelos convidados, gerando um rico debate sobre o telejornalismo. O primeiro grupo a se apresentar trouxe o tema Manipulação nos casos de comoção social na TV. As alunas Wanessa Kelly, Débora Queiroz e Vanessa Leandro mostraram uma visão crítica sobre o papel das imagens veiculadas de forma apelativa nos telejornais. “Nosso tema demonstra as estratégias que a mídia usa para manipular a comoção social e, consequentemente, ele traduz o que o público sofre em meio a tantas estratégias de repetição do sensacionalismo”, explicou Wanessa. Para ela, o tema conduz a um outro sentido em que o jornalismo pode se transformar. “Com certeza, se o jornalismo explorar menos a catástrofe e as tragédias, ele pode, sim, ser mais informativo e melhor de ser visto e ouvido”, analisou a estudante. Com um discurso de autoridade, Henrique Augusto e Marcela Cardoso abordaram A imagem do telejornal: o telejornal transmitido pelo rádio. O segundo grupo explicou que é a imagem quem faz o espetáculo da notícia, pois é, por meio delas, que as pessoas vivenciam os fatos, têm emoções e participam da veiculação. “O que nós quisemos demonstrar foi qual o exato valor do som e da imagem em um telejornal. E creio que conseguimos demonstrar, através de um experimento prático, que um telejornal transmite a mensagem explícita dele de forma narrada”, diz Henrique Augusto, que apresentou o vídeo de uma notícia sem som e, em seguida, o som sem a notícia para que o público avaliasse o entendimento da matéria. Para o aluno, o tema apresentado provoca a ideia de que as pessoas assistem a um telejornal, não só para ver as noticias, mas também como forma de entretenimento. “Se você não tiver entretenimento com informação, o produto jornalístico hoje não vende. Muitos autores acham isso ruim; eu, particularmente, acho isso bom porque você reconhece que as pessoas têm o direito de ter prazer”, analisou o estudante. Diante destes temas, alunos, convidados e professores fizeram perguntas para os grupos que, por sua vez, provocaram um caloroso debate sobre o uso das imagens. Uma das questões levantadas foi sobre as notícias que não são veiculadas por falta de imagens; esse assunto gerou uma troca de idéias sobre o principal valor do conteúdo. Uma enriquecedora noite, em que foi possível notar o bom preparo dos alunos para uma comunicação de mais qualidade para o desenvolvimento social do nosso país. Confira a galeria de fotos.