Senador Inácio Arruda aborda marketing político para os comunicadores do futuro
O senador Inácio Arruda (PC do B – CE) marcou presença na segunda noite da semana de comunicação do UNIEURO
Em mais uma noite, onde a comunicação reinou no auditório da unidade Asa Sul do UNIEURO, os alunos tiveram a oportunidade de conversar com o senador Inácio Arruda (PC do B – CE). O político, que é autor da lei que revalida o diploma para a profissão de jornalismo, falou, entre outros temas, sobre o marketing político na visão do cliente. Além do senador, estiveram presentes para o debate o secretário de comunicação do PC do B em Brasília, Carlos Pompe, e a mestra em comunicação social, professora Débora Castro. Juntos, eles falaram sobre a comunicação na internet e fizeram uma análise sobre as campanhas políticas e ainda tiraram as dúvidas dos convidados presentes. Logo no início do evento, Carlos Pompe fez uma introdução sobre o marketing político, ressaltando a necessidade de uma profunda leitura para realizar uma campanha bem sucedida. “É preciso ter uma visão de mundo. Uma campanha bonita pode ganhar um prêmio de marketing, mas nem sempre ganha uma eleição”, revelou o secretário. Em seguida, o senador Inácio Arruda (PC do B – CE) tomou a palavra, explicando como transformar uma campanha em algo visível para a população. “Primeiramente, não pode faltar política. Marketing sem política não ganha eleição, por isso não se pode negá-la, pois ela reflete a nossa realidade”, disse o senador. De acordo com Inácio Arruda, é preciso ter capacidade de ajudar e oferecer condições melhores para o nosso país através de uma “sacada publicitária” que esteja de acordo com a realidade. “Quero enxergar o marketing ligado à política, para que ele possa alcançar um nível de sofisticação. É preciso transformar as políticas de um candidato em peças publicitárias”, salientou. O comunista citou ainda exemplos de campanhas vitoriosas, como a do ex-presidente Lula e do presidente americano, Barack Obama. O coordenador do curso de comunicação social do UNIEURO, Fernando Braga, foi quem abriu a rodada de perguntas, que foi seguida pelos alunos e professores presentes. Autor da lei que revalida o diploma para o exercício da função de jornalista, Inácio Arruda disse estar na expectativa para que seu projeto não sofra nenhuma alteração, para que o curso superior volte a ser uma condição para se atuar na área. “O supremo aproveitou o viéis da liberdade de expressão para retirar a necessidade do diploma, mas o projeto está tramitando para que mude essa situação para os jornalistas”, protestou. O senador ainda explanou sobre a importância da internet na comunicação do político com a população.”Muitas vezes o político precisa ter o próprio instrumento de comunicação. Cada rede social vai criando uma linguagem, e é preciso que se tenha um profissional preparado para saber o que realmente se pode postar nas redes. É preciso ter muita atenção sobre o que se fala na política”, afirmou Inácio Arruda no segundo dia da semana de comunicação social do UNIEURO. Clique aqui para conferir a galeria de fotos