PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM CIÊNCIAS CRIMINAIS PRÁTICO-CONTEMPORÂNEAS



O Poder Público brasileiro vêm passando por constantes transformações em seus cenários políticos, sociais, culturais, econômicos e jurídicos, dentre outros, exigindo assim, dos cidadãos e dos profissionais do Direito uma atualizada capacidade de reflexão crítica e de raciocínio lógico-argumentativo mais acentuados, de forma a compreender os fenômenos jurídicos de um realidade cada vez mais célere nas suas mudanças refletindo em um mercado cada dia mais seletivo e competitivo.
Ante ao exposto, a presente proposta surge para proporcionar atualização, aprofundamento e aprimoramento de habilidades e competências necessárias para a compreensão, exercício e domínio de instrumentos de metodologia jurídica correlacionadas à temáticas do Direito Penal Processo penal, Criminologia e Medicina Legal, alcançando perspectivas transversais sobre direitos humanos e outros ramos das ciências sociais e humanas, além de oferecer ao pós-graduando possibilidade de perscrutação dialogada com diversas expressões do conhecimento filosófico e humanístico e das novas tecnologias de informação, integração da cognição técnico-teórica com a prática por meio e problemas e com pesquisa jurídica, considerando análise legislativa, doutrinária e jurisprudencial, bem como por meio de abordagem transdisciplinar relacionada aos problemas emergentes e aos novos desafios e perspectivas destas Ciências criminais contemporâneas.
A presente proposta divide o programa de ensino em módulos que abordam as principais temáticas em algumas das diversas temáticas das Ciências criminais, dentre os quais a dogmática inserta no âmbito dos Direitos Penal e Processo penal e unem fundamentação teórica e discussão prática por meio de problemas e situações do cotidiano. Assim, o curso viabilizará estudos em profundidade, bem como proporcionará o necessário domínio dos principais institutos jurídicos que regem o Brasil.

Periodo do Curso

Previsão de início das aulas para agosto de 2024. Pós com duração de 12 meses

Carga Horária

360 horas

Informações de Valores

Matrícula de R$ 588,00 + 17 parcelas de R$ 588
Vinculados a OAB, ex-alunos, sevidores públicos e grupos fechados possuem 15% de desconto na matrícula e nas demais parcelas durante todo o curso.

Objetivos Específicos

d) aprofundar o estudo dos instrumentos da metodologia jurídica, permitindo compreender e aplicar conceitos, estruturas e racionalidades fundamentais ao exercício do Direito Penal e do Processo Penal dentro dos diversos cenários sociais, políticos, culturais e jurídicos da atualidade;
e) inovar no desenvolvimento de técnicas de raciocínio e de argumentação jurídicos com objetivo de propor soluções e decidir questões no âmbito do Direito Penal e do Processo Penal;
f) proporcionar uma atualização na compreensão da hermenêutica e dos métodos interpretativos, com a necessária capacidade de pesquisa e de utilização da legislação, da jurisprudência, da doutrina e de outras fontes do Direito devidamente atualizadas;
g) modernizar a compreensão e desenvolver o domínio das novas tecnologias na área penal;

Público Alvo

Bacharéis em Direito, em outras Ciências Sociais e Humanas. Advogados, Procuradores, Membros do Ministério Público e da Magistratura, Professores, Consultores, Servidores públicos e demais profissionais que atuam na área jurídica. Pessoas com pretensão de realizar concursos públicos em penal.

Estrutura Curricular


Políticas Criminais no campo da dogmática penal
Medicina Legal para carreiras jurídicas
Práticas Públicas de Segurança, administração de conflitos e controle da criminalidade
Justiça penal negocial
Novas perspectivas dos Direitos probatórios e prisionais
Criminologia contemporânea
Novas perspectivas dos Direitos recursais
Compliance criminal
Atualização jurisprudencial dos Tribunais Superiores I
Atualização jurisprudencial dos Tribunais Superiores II
Direitos antidiscriminatórios
Gênero e sistema penal
Litígios climáticos e desastres ambientais
Falsas memórias e psicologia do testemunho

Coordenação

Prof. Me. Dalbertom Caselato Junior-Mestre em Direito e Políticas Públicas. Atualmente é Policial Civil do Distrito Federal e Professor na Escola Superior de Polícia Civil do DF, de cursos de graduação e pós-graduação em Direito Penal, Processual Penal, Criminologia e Medicina Legal. Tem experiência nas áreas de Políticas Públicas, Segurança Pública, Criminologia, Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Constitucional e Internacional, Leis penais especiais e Medicina legal.

Corpo Docente

Professores mestres e doutores com experiência e renome no mercado de trabalho, incluindo Prof. Me. Dalbertom Caselato Junior-Medicina Legal para carreiras jurídicas, Prof. Me. Paulo Fecury-Práticas Públicas de Segurança, administração de conflitos e controle da criminalidade, Prof. Me. Eduardo Farias-Novas perspectivas dos Direitos probatórios e prisionais, Profa. Me. Kênia Karina Nogueira-Novas perspectivas dos Direitos recursais, Prof. Me. Leonardo Aquino-Compliance criminal, Profa. Dra. Thayara Castelo Branco-Direitos antidiscriminatórios, Prof. Dr. Gustavo Noronha-Falsas memórias e psicologia do testemunho, Prof. Dr. Antônio Henrique Suxberger-Políticas Criminais no campo da dogmática penal, Ministro André Mendonça (STF)- Atualização jurisprudencial dos Tribunais Superiores I, Ministro Reynaldo Soares da Fonseca (STJ)- Atualização jurisprudencial dos Tribunais Superiores II, Profa. Dra. Soraia Mendes - Gênero e Sistema Penal, dentre outros.

Cronograma

As aulas ocorrerão as quintas e sextas-feiras das 19:00h às 22:00h e sábado dàs 08:00h às 17:00h (quinzenalmente). Algumas datas podem sofrer alterações conforme disponibilidade docente.

A estrutura do curso de pós-graduação beneficiará o desenvolvimento global do discente, preparando-o de forma diferencial para integrar o mercado de trabalho e promover transformações político-sociais por intermédio da aplicação do conhecimento aprimorado; favorecerá o desenvolvimento de atividades interdisciplinares, permitindo que ao mesmo tempo em que constrói conhecimentos de conteúdos jurídicos para desempenhar com eficiência suas atividades, compreende de forma autônoma e crítica, o significado da subsunção teoria e prática, possibilitando o desenvolvimento ações e pensamentos criativos em suas relações nos diversos grupos sociais, em especial, na interação e na cooperação entre os participantes do programa e os discentes graduando em Direito e em outros cursos que abordam transversalmente conteúdos jurídico na IES, permitindo o compartilhamento de ideias, de experiências, da implementação do conhecimento e reflexões criativas e da transformação aprendizagem significativa.

Informe-se sobre sua inscrição pelos telefones 3445-5771. Se preferir escreva para posgraduacao@unieuro.edu.br que entraremos em contato.

Para efetivação da matrícula, comparecer à coordenação de pós-graduação na unidade Asa Sul das 08:00h as 19:00h ou enviar e-mail para posgraduacao@unieuro.edu.br com os seguintes documentos para assinatura do contrato:

*Diploma de Graduação;
*Histórico de Graduação;
*Original e cópia de RG e CPF;
*Comprovante de residência;
*02 (duas) fotos 3x4;
* Cópia da carteira do Conselho Profissional (se houver)
*Telefone para contato.

Caso tenha pago o boleto da pré-inscrição, favor apresentar-se na coordenação após 72 horas do pagamento para confirmação da matrícula.

O CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIEURO SOMENTE INICIARÁ O CURSO SE OBTIVER O NÚMERO MÍNIMO DE ALUNOS DEFINIDO PELA COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU.

>> ACESSO RÁPIDO

UNIDADE ASA SUL

Av. das Nações, Trecho 0, Conjunto 5 - Brasília-DF
CEP 70.200-001
Fone (61) 3445-5888

UNIDADE ÁGUAS CLARAS

AV. Castanheira, Lote 3.700, Águas Claras - Brasília-DF
CEP 71.900-100
Fone (61) 3445-5888