PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM CIÊNCIAS CRIMINAIS PRÁTICO-CONTEMPORÂNEAS

Clique aqui para fazer sua inscrição na Unidade CAMPUS I

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM CIÊNCIAS CRIMINAIS PRÁTICO-CONTEMPORÂNEAS



O Poder Público brasileiro vêm passando por constantes transformações em seus cenários políticos, sociais, culturais, econômicos e jurídicos, dentre outros, exigindo assim, dos cidadãos e dos profissionais do Direito uma atualizada capacidade de reflexão crítica e de raciocínio lógico-argumentativo mais acentuados, de forma a compreender os fenômenos jurídicos de um realidade cada vez mais célere nas suas mudanças refletindo em um mercado cada dia mais seletivo e competitivo.
Ante ao exposto, a presente proposta surge para proporcionar atualização, aprofundamento e aprimoramento de habilidades e competências necessárias para a compreensão, exercício e domínio de instrumentos de metodologia jurídica correlacionadas à temáticas do Direito Penal Processo penal, Criminologia e Medicina Legal, alcançando perspectivas transversais sobre direitos humanos e outros ramos das ciências sociais e humanas, além de oferecer ao pós-graduando possibilidade de perscrutação dialogada com diversas expressões do conhecimento filosófico e humanístico e das novas tecnologias de informação, integração da cognição técnico-teórica com a prática por meio e problemas e com pesquisa jurídica, considerando análise legislativa, doutrinária e jurisprudencial, bem como por meio de abordagem transdisciplinar relacionada aos problemas emergentes e aos novos desafios e perspectivas destas Ciências criminais contemporâneas.
A presente proposta divide o programa de ensino em módulos que abordam as principais temáticas em algumas das diversas temáticas das Ciências criminais, dentre os quais a dogmática inserta no âmbito dos Direitos Penal e Processo penal e unem fundamentação teórica e discussão prática por meio de problemas e situações do cotidiano. Assim, o curso viabilizará estudos em profundidade, bem como proporcionará o necessário domínio dos principais institutos jurídicos que regem o Brasil.

PERÍODO:

Previsão de início das aulas para agosto de 2024. Pós com duração de 12 meses

CARGA HORÁRIA:

360 horas

INVESTIMENTO:

Matrícula de R$ 588,00 + 17 parcelas de R$ 588 Vinculados a OAB, ex-alunos, sevidores públicos e grupos fechados possuem 15% de desconto na matrícula e nas demais parcelas durante todo o curso.

OBJETIVOS GERAIS:

O propósito maior do Curso de Pós-graduação Lato Sensu Ciências Criminais prático-contemporâneas será aperfeiçoamento e a atualização nas temáticas mais atuais e inovadores dos Direitos Penal e Processo Penal, Criminologia e Medicina Legal, com enfoque que alia conhecimentos teóricos interdisciplinares com relevantes questões práticas atuais.
O Curso visa também:

a) aprimorar as habilidades e capacidades do pós-graduando no campo penal para incremento de sua atuação jurídica.
b) compreender as mudanças na interpretação e aplicação das normas (princípios e regras) do sistema jurídico nacional, com ênfase na seara penal, articulando o conhecimento teórico, legislativo e jurisprudencial com a resolução de problemas;
c) atualizar a elaboração de documentos jurídicos

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

d) aprofundar o estudo dos instrumentos da metodologia jurídica, permitindo compreender e aplicar conceitos, estruturas e racionalidades fundamentais ao exercício do Direito Penal e do Processo Penal dentro dos diversos cenários sociais, políticos, culturais e jurídicos da atualidade;
e) inovar no desenvolvimento de técnicas de raciocínio e de argumentação jurídicos com objetivo de propor soluções e decidir questões no âmbito do Direito Penal e do Processo Penal;
f) proporcionar uma atualização na compreensão da hermenêutica e dos métodos interpretativos, com a necessária capacidade de pesquisa e de utilização da legislação, da jurisprudência, da doutrina e de outras fontes do Direito devidamente atualizadas;
g) modernizar a compreensão e desenvolver o domínio das novas tecnologias na área penal;

PÚBLICO ALVO:

Bacharéis em Direito, em outras Ciências Sociais e Humanas. Advogados, Procuradores, Membros do Ministério Público e da Magistratura, Professores, Consultores, Servidores públicos e demais profissionais que atuam na área jurídica. Pessoas com pretensão de realizar concursos públicos em penal.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:


Políticas Criminais no campo da dogmática penal
Medicina Legal para carreiras jurídicas
Práticas Públicas de Segurança, administração de conflitos e controle da criminalidade
Justiça penal negocial
Novas perspectivas dos Direitos probatórios e prisionais
Criminologia contemporânea
Novas perspectivas dos Direitos recursais
Compliance criminal
Atualização jurisprudencial dos Tribunais Superiores I
Atualização jurisprudencial dos Tribunais Superiores II
Direitos antidiscriminatórios
Gênero e sistema penal
Litígios climáticos e desastres ambientais
Falsas memórias e psicologia do testemunho

COORDENAÇÃO:

Prof. Me. Dalbertom Caselato Junior-Mestre em Direito e Políticas Públicas. Atualmente é Policial Civil do Distrito Federal e Professor na Escola Superior de Polícia Civil do DF, de cursos de graduação e pós-graduação em Direito Penal, Processual Penal, Criminologia e Medicina Legal. Tem experiência nas áreas de Políticas Públicas, Segurança Pública, Criminologia, Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Constitucional e Internacional, Leis penais especiais e Medicina legal.

CORPO DOCENTE:

Professores mestres e doutores com experiência e renome no mercado de trabalho, incluindo Prof. Me. Dalbertom Caselato Junior-Medicina Legal para carreiras jurídicas, Prof. Me. Paulo Fecury-Práticas Públicas de Segurança, administração de conflitos e controle da criminalidade, Prof. Me. Eduardo Farias-Novas perspectivas dos Direitos probatórios e prisionais, Profa. Me. Kênia Karina Nogueira-Novas perspectivas dos Direitos recursais, Prof. Me. Leonardo Aquino-Compliance criminal, Profa. Dra. Thayara Castelo Branco-Direitos antidiscriminatórios, Prof. Dr. Gustavo Noronha-Falsas memórias e psicologia do testemunho, Prof. Dr. Antônio Henrique Suxberger-Políticas Criminais no campo da dogmática penal, Ministro André Mendonça (STF)- Atualização jurisprudencial dos Tribunais Superiores I, Ministro Reynaldo Soares da Fonseca (STJ)- Atualização jurisprudencial dos Tribunais Superiores II, Profa. Dra. Soraia Mendes - Gênero e Sistema Penal, dentre outros.

CRONOGRAMA:

As aulas ocorrerão as quintas e sextas-feiras das 19:00h às 22:00h e sábado dàs 08:00h às 17:00h (quinzenalmente). Algumas datas podem sofrer alterações conforme disponibilidade docente.

A estrutura do curso de pós-graduação beneficiará o desenvolvimento global do discente, preparando-o de forma diferencial para integrar o mercado de trabalho e promover transformações político-sociais por intermédio da aplicação do conhecimento aprimorado; favorecerá o desenvolvimento de atividades interdisciplinares, permitindo que ao mesmo tempo em que constrói conhecimentos de conteúdos jurídicos para desempenhar com eficiência suas atividades, compreende de forma autônoma e crítica, o significado da subsunção teoria e prática, possibilitando o desenvolvimento ações e pensamentos criativos em suas relações nos diversos grupos sociais, em especial, na interação e na cooperação entre os participantes do programa e os discentes graduando em Direito e em outros cursos que abordam transversalmente conteúdos jurídico na IES, permitindo o compartilhamento de ideias, de experiências, da implementação do conhecimento e reflexões criativas e da transformação aprendizagem significativa.

Informe-se sobre sua inscrição pelos telefones 3445-5771. Se preferir escreva para posgraduacao@unieuro.edu.br que entraremos em contato.

Para efetivação da matrícula, comparecer à coordenação de pós-graduação na unidade Asa Sul das 08:00h as 19:00h ou enviar e-mail para posgraduacao@unieuro.edu.br com os seguintes documentos para assinatura do contrato:

*Diploma de Graduação;
*Histórico de Graduação;
*Original e cópia de RG e CPF;
*Comprovante de residência;
*02 (duas) fotos 3x4;
* Cópia da carteira do Conselho Profissional (se houver)
*Telefone para contato.

Caso tenha pago o boleto da pré-inscrição, favor apresentar-se na coordenação após 72 horas do pagamento para confirmação da matrícula.

O CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIEURO SOMENTE INICIARÁ O CURSO SE OBTIVER O NÚMERO MÍNIMO DE ALUNOS DEFINIDO PELA COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU.

>> ACESSO RÁPIDO

UNIDADE ASA SUL

Av. das Nações, Trecho 0, Conjunto 5 - Brasília-DF
CEP 70.200-001
Fone (61) 3445-5888

UNIDADE ÁGUAS CLARAS

AV. Castanheira, Lote 3.700, Águas Claras - Brasília-DF
CEP 71.900-100
Fone (61) 3445-5888