PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA

Clique aqui para fazer sua inscrição na Unidade CAMPUS I

PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA



ASA SUL- TURMA PREVISTA PARA AGOSTO DE 2024

É crucial que o mercado de trabalho atual capacite profissionais que possam atuar em Instituições de Saúde com preparo para gerenciar situações complexas, com visão ética, bom relacionamento interpessoal e com a garantia de fornecer e melhorar assistência do cuidado com visão holística, humanizada e integral. A demanda do mercado por profissionais especializados em Enfermagem em Urgência e Emergência vem crescendo, devido aos programas de incentivo do Ministério da Saúde com as Redes de Atenção as Urgências com as Unidades de Pronto Atendimento (UPA`S). Dessa forma, a proposta deste curso de especialização encontra-se em consonância com a crescente demanda por atualização e/ou aprimoramento dos que atuam nesta área, com formação focada na assistência ao paciente em situação grave assim como a identificação e resolução dos potenciais problemas. A atuação em unidade de urgência e emergência é tida como um desafio constante para profissionais de enfermagem em decorrência do surgimento de novos métodos, tecnologias e possibilidades. O papel deste profissional é atuar em situações graves, complexas, em que o paciente corre risco de morte. Diante disso, é relevante esta especialização, especialmente no cenário nacional, uma vez que a abrangência deste curso não deve ficar restrito às grandes cidades, mas também ter ampliação para os diversos lugares do país, com o intuito de proporcionar aos profissionais interessados um ensino de excelência, visando o aprimoramento dos cidadãos, capacitando-os para atuar na área de saúde e a oportunidade de inserção profissional.

PERÍODO:

Turma Prevista para agosto de 2024

CARGA HORÁRIA:

400 horas

INVESTIMENTO:

Matrícula de R$ 425,00 + 17 parcelas de R$ 425,00. Ex alunos, filiados aos conselhos profossionais, Servidores públicos, professores da instituição e grupos fechados, possuem 15% de desconto na matrícula e nas demais parcelas durante todo o curso.

OBJETIVOS GERAIS:

Especializar profissionais da área de Enfermagem para exercer a função de Enfermagem na Urgência e Emergência em conformidade com a lei do exercício profissional, desenvolvendo atitude crítica/reflexiva, humanizada no atendimento de pacientes adultos, pediátricos e idosos em emergências e urgência, tanto no pré-hospitalar quanto no intra-hospitalar. Por meio do aprendizado dos protocolos de instituições renomadas nacionais e internacionais.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

- Reconhecer os aspectos técnico-científicos em relação aos principais temas que orientam Emergência e Urgência;
- Compreender as habilidades para atuar em serviços de referência em emergência e urgência, no atendimento a pacientes de alta complexidade;
- Compreender os protocolos de atendimento a vítima de trauma e emergências clínicas conforme os padrões do Advanced Trauma Life Support (ATLS), Prehospital Trauma Life Support (PHTLS) e American Heart Association (ACLS);
- Empregar o raciocínio crítico na área de enfermagem em emergência e urgência, adulta e pediátrica, com ênfase no processo assistencial;

PÚBLICO ALVO:

Enfermeiros que tenham interesse em atuar na área de emergência e urgência pré e intra-hospitalar.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Gestão do serviço de Enfermagem em unidades de Urgência e Emergência.
Bioética e direito do paciente no atendimento de urgência e emergência.
Atendimento de enfermagem em urgência e emergência SBV e SAV.
Atendimento de enfermagem em emergência e urgência no trauma.
Atendimento de enfermagem em urgência e emergência psiquiátrica.
Enfermagem em Urgências e Emergências Clínicas e Cirúrgicas.
Enfermagem em Urgências e Emergências Gineco-Obstétricas e pediátrica.
Segurança do paciente no atendimento de urgência e emergência.
Metodologia do Trabalho Científico.

COORDENAÇÃO:

Prof.ª. Patrícia Silva de Figueiredo. Graduação em Enfermagem pela Universidade de São Paulo EERP USP no curso de Licenciatura e Bacharelado em Enfermagem, pós-graduação em centro cirúrgico, CME e SRPA, Experiência assistencial em UTI de pós-operatório em cirurgia cardíaca. Recuperação pós-anestésica e CC. Enfermeira Educação Permanente em Pronto Atendimento (UPA) atualmente docente do curso de pós-graduação em enfermagem, técnico de enfermagem e preceptora do curso de graduação em enfermagem.

CORPO DOCENTE:

Composto por Doutores, Mestres e Especialistas

CRONOGRAMA:

AULAS PRESENCIAIS QUINZENAIS: Aos sábados dás 08:00h às 18:00h.

Para efetivação da matrícula, enviar e-mail para posgraduacao@unieuro.edu.br ou comparecer à coordenação de pós-graduação na unidade Asa Sul, das 8h às 20h, portando os seguintes documentos para assinatura do contrato:

*Diploma de Graduação;
*Histórico de Graduação;
*cópia do RG e CPF;
*Comprovante de residência;
*02 (duas) fotos 3x4;
*Telefone para contato;
*Cópia da carteira do Conselho Profissional (se houver).

Caso tenha pagado o boleto da pré-inscrição, favor apresentar-se na coordenação após 72 horas do pagamento para confirmação da matrícula.

O CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIEURO SOMENTE INICIARÁ O CURSO SE OBTIVER O NÚMERO MÍNIMO DE ALUNOS DEFINIDO PELA COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU.

>> ACESSO RÁPIDO

UNIDADE ASA SUL

Av. das Nações, Trecho 0, Conjunto 5 - Brasília-DF
CEP 70.200-001
Fone (61) 3445-5888

UNIDADE ÁGUAS CLARAS

AV. Castanheira, Lote 3.700, Águas Claras - Brasília-DF
CEP 71.900-100
Fone (61) 3445-5888