Busca no site: 

RSS Facebook Twitter

O Curso Superior de Tecnologia em CONSERVAÇÃO E RESTAURO de Bens Culturais do Unieuro faz parte do Projeto Pedagógico do Centro de Design, onde se articulam diversos cursos de Graduação, Pós-Graduação e Tecnólogos que objetivam projetar, construir, conservar e restaurar lugares e bens móveis. Nesse Centro de Design, o curso de CONSERVAÇÃO E RESTAURO visa formar profissionais para o planejamento e execução de atividades de restauro e conservação de bens móveis do patrimônio artístico e cultural, com sólidos conhecimentos técnicos aliados à consciência de preservação da memória por meio da salvaguarda e restauração do patrimônio histórico e artístico nacional. O Curso Superior de Tecnologia em CONSERVAÇÃO E RESTAURO é o primeiro curso de restauração de bens culturais do Centro-Oeste, tem duração de 2 anos.

OBJETIVO

O Curso Superior de Tecnologia em CONSERVAÇÃO E RESTAURO de Bens Culturais do Unieuro faz parte do Projeto Pedagógico do Centro de Design, no qual se articulam diversos cursos de Graduação, Pós-Graduação e Tecnólogos que objetivam projetar, construir, conservar e restaurar lugares e bens móveis. Nesse Centro de Design, o curso de CONSERVAÇÃO E RESTAURO visa formar profissionais aptos ao planejamento e execução de atividades de restauro e conservação de bens móveis do patrimônio artístico e cultural, com sólidos conhecimentos técnicos aliados à consciência de preservação da memória por meio da salvaguarda e restauração do patrimônio histórico e artístico nacional. O Curso Superior de Tecnologia em CONSERVAÇÃO E RESTAURO é o primeiro curso de restauração de bens culturais do Centro-Oeste, tem carga de 1600 horas aula e a duração de 4 semestres.

PERFIL DO EGRESSO

Os egressos do CST em Conservação e Restauro deverão habilitar-se a resolver problemas de ordem físico-espacial por meio de:


MISSÃO

Habilitar o aluno para o exercício profissional em Conservação e Restauro implica:

a) fornecer visão integrada das diferentes escalas e complexidades do referido campo por meio de formação em diversos aspectos envolvidos. Estes se referem a áreas teórico-cognitivas e instrumentais que abrangem aspectos funcionais, bioclimáticos, artísticos, simbólicos, econômicos e outros inerentes à natureza da obra de arte e seus componentes e se articulam a fatores que os definem como processos históricos;

b) capacitar o aluno na dinâmica de entender situações reais, problematizá-las e desenvolver propostas de restauro/conservação das mesmas visando sua transformação em conjunturas qualitativamente melhores.

CURRÍCULO DO CURSO

O currículo do Curso Superior de Tecnologia em Conservação e Restauro do Unieuro foi criado por especialistas em ensino, pesquisa, extensão e atuação prática em conservação e restauro, considerando-se as Diretrizes Curriculares elaboradas pelo Ministério de Educação. Ele vincula-se ao Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI e ao Plano Pedagógico Institucional – PPI do referido Centro Universitário.

COORDENAÇÃO:

Ana Flávia Magalhães Costa

Graduada em Decoração pela Universidade Federal de Uberlândia (1995).
Graduada em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário do Triângulo (2000).
Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (2004).
Doutoranda em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília.



LEGISLAÇÃO:

Unidade Asa Sul: Res. CONSU n° 013/2007 de 20/11/07 do Centro Universitário Euro-Americano.

Matriz Curricular

UNIDADE ASA SUL

Av. das Nações, Trecho 0, Conjunto 5 - Brasília-DF
CEP 70.200-001
Fone (61) 3445-5888

UNIDADE ASA NORTE

SGAN 916, Conjunto D, Asa Norte - Brasília-DF
CEP 70.790-160
Fone (61) 3445-5888

UNIDADE ÁGUAS CLARAS

AV. Castanheira, Lote 3.700, Águas Claras - Brasília-DF
CEP 71.900-100
Fone (61) 3445-5888