Busca no site: 

RSS Facebook Twitter




O UNIEURO em seu programa de desenvolvimento institucional implementou o curso de Farmácia em 2004 (Portaria Ministerial n° 996 de 14 de abril de 2004 e Resolução CONSU n° 001/2004 de 23 de abril de 2004), cuja matriz curricular, totalmente inovadora, foi estrategicamente organizada segundo as demandas atuais do mercado de trabalho e em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Farmácia, (Resolução CNE-CES 2/2002 de 19 de fevereiro de 2002).



Sua concepção arrojada, conquistou rapidamente a confiança da comunidade do Distrito Federal e Entorno, sendo que após dois anos de existência vem atraindo, fortemente, o interesse de estudantes, assim como tem aproximado empresas farmacêuticas, que visam a identificação de estagiários no curso de Farmácia do UNIEURO.



Para atingir tal feito, a matriz curricular foi estrategicamente desenvolvida segundo eixos norteadores que incluem:




Além da matriz curricular inovadora, a coordenação do Curso promove a aproximação ao ambiente profissional a partir do primeiro período, através de palestras com profissionais da área e visitas técnicas. Em adição, propicia a atualização constante dos discentes, oferecendo Jornadas Acadêmicas, incentivos para a participação em eventos científicos, oportunidade de participação em projetos de pesquisa e extensão, que incluem, dentre outros:



  1. Centro de informações sobre medicamentos
  2. Farmácia Natural. As plantas como fontes de medicamentos
  3. Farmacognosia Aplicada.
  4. Farmacêutico Solidário
  5. Elaboração e controle de qualidade de materiais de limpeza, higienização e esterilização
  6. Atenção farmacêutica básica em portadores de diabetes e hipertensão arterial – Farmácia Escola
  7. Exames Laboratoriais à comunidade do Distrito Federal

Diante da realidade regional, o curso de Farmácia do UNIEURO tem como proposta a formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, atuando em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual. Formando farmacêuticos que sejam capazes de utilizar todo o conhecimento angariado na graduação em benefício da sociedade, possuindo um perfil que os tornem capacitados ao exercício de atividades referentes aos fármacos e aos medicamentos, às análises clínicas e toxicológicas e ao controle, produção e análise de alimentos, pautado em princípios éticos e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade.



Profissão:



Para as pessoas que gostam de biologia e química, o curso se torna atrativo, pois estas disciplinas convivem em equilíbrio durante toda a graduação. A área de atuação do farmacêutico vai muito além dos balcões de drogarias, pois quando se fala em campo de trabalho, esse profissional é privilegiado. Além de trabalhar em farmácias comunitárias, como drogarias, manipulação e homeopatia, o farmacêutico pode desempenhar funções em hospitais, indústria, laboratórios de análises clínicas e toxicológicas, ensino, ecossistema, pesquisa e serviço público.



A todo o momento surgem concursos para farmacêutico em órgãos públicos e mais recentemente foi aprovada a portaria 698, de 30 de março de 2006, do Ministério da Saúde que autoriza o farmacêutico a atuar na atenção básica, inclusive no PSF (Programa Saúde da Família), serão abertas em torno de 22.000 vagas no serviço público para farmacêuticos com essa finalidade.



O potencial regional para absorver egressos dos cursos de graduação em Farmácia aumenta, consideravelmente, no Distrito Federal e Goiás, haja vista o pólo industrial que contém várias empresas farmacêuticas. Em adição, enfatiza-se que o Distrito Federal é o pólo de decisões técnicas, científicas e políticas relacionadas à saúde, uma vez que nesta região estão centradas as decisões do Ministério da Saúde e suas respectivas áreas técnicas como Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Organização Pan-Americana de Saúde, entre outras. Ainda constitui a unidade da Federação com todos os serviços e demandas da área de saúde, tornando-se necessária a formação de recursos humanos capacitados para promover a gestão dos serviços que viabilizem a implantação e organização da Assistência Farmacêutica.


COORDENAÇÃO:

Viviany Nicolau de Paula Dias Coelho

E-mail: viviany@unieuro.com.br


Graduada em Farmácia-Bioquímica, especialista em Imunologia e mestrado em Patologia Molecular pela Universidade de Brasília-UnB (área de concentração em Imunologia Celular), cuja dissertação de Mestrado intitulou-se “Influência do tratamento, in vitro, de fagócitos humanos e murinos com antimoniato de meglumina sobre a fagocitose, produção de radicais de oxigênio e nitrogênio e fator de necrose tumoral-alfa”. Foi professora da UnB no curso de Farmácia, ministrando as disciplinas Farmacologia Clínica I e Farmacodinâmica I. Como pesquisadora orientou projetos de iniciação científica (PIBIC), além de possuir vários trabalhos publicados relacionados com doenças parasitárias. Foi premiada na XX Reunião de Pesquisa Aplicada em Doenças de Chagas e Leishmanioses realizada em Uberaba- MG ao apresentar o trabalho “Influência do Antimoniato de Meglumina Sobre a Produção in vitro de Fator de Necrose Tumoral-alfa pelas Células Mononucleares do Sangue Periférico”. No UNIEURO é coordenadora do curso de Farmácia desde agosto de 2004. Atua principalmente nos seguintes temas: Farmacologia, Imunologia e Leishmaniose.


ATO REGULATÓRIO:

Asa Sul: Res. CONSU n°001/2004 de 23/04/04 do Centro Universitário Euro-Americano Portaria Ministerial n° 911 de 15/07/2009, DOU de 16/07/2009

Águas Claras: Res. CONSU n°004/2005 de 02/05/05 do Centro Universitário Euro-Americano Portaria Ministerial n° 672 de 08/05/2009, DOU de 11/05/2009

Asa Norte: Res. CONSU n°001-A/2008 de 11/02/08 do Centro Universitário Euro-Americano

Matriz Curricular

Matriz Curricular

UNIDADE ASA SUL

Av. das Nações, Trecho 0, Conjunto 5 - Brasília-DF
CEP 70.200-001
Fone (61) 3445-5888

UNIDADE ÁGUAS CLARAS

AV. Castanheira, Lote 3.700, Águas Claras - Brasília-DF
CEP 71.900-100
Fone (61) 3445-5888