Conheça a CPA

1. O que é a CPA?

A CPA é a Comissão Permanente de Avaliação. Nos termos do artigo 11 da Lei nº 10.861/2004, a qual institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), toda instituição concernente ao nível educacional em pauta, pública ou privada, constituirá a Comissão Permanente de Avaliação (CPA), com as atribuições de conduzir os processos de avaliação internos da instituição, bem como de sistematizar e prestar as informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Aquela obedecerá às seguintes diretrizes:

I - constituição por ato do dirigente máximo da instituição de ensino superior, ou por previsão no seu próprio estatuto ou regimento, assegurada a participação de todos os segmentos da comunidade universitária e da sociedade civil organizada, e vedada a composição que privilegie a maioria absoluta de um dos segmentos;
II - atuação autônoma em relação a conselhos e demais órgãos colegiados existentes na instituição de educação superior.

2. Quais os objetivos da CPA?

- Construir conhecimento sobre a realidade institucional;
- Propor estratégias de superação das deficiências, por meio de processo contínuo de monitoramento da qualidade dos serviços prestados à comunidade interna e externa.

3. Qual a importância da CPA?

A sua importância está em permitir a diagnose da IES, a correção de deficiências e a manutenção das potencialidades evidenciadas.

4. O que a CPA tem a oferecer para os alunos do Centro Universitário Unieuro?

A CPA é um órgão de diagnóstico e avaliação, dessa forma, trabalha no sentido de "fotografar" a realidade da IES e encaminhar o resultado à Reitoria e as coordenações de cursos para providências no sentido de melhorar as deficiências e fortalecer as potencialidades apontadas.


5.Como é a atuação da CPA no Centro Universitário Unieuro?

Concebida como um elemento essencial ao planejamento, à gestão, ao controle e ao aprimoramento dos processos e procedimentos por ele desenvolvidos e de seus produtos, a CPA compreende um conjunto de ações articuladas e organicamente instituídas, a serem desenvolvidas por meio de projetos específicos, a saber:
a) Autoavaliação Institucional;
b) Avaliação de Desempenho;
c) Autoavaliação dos Cursos de Graduação;
d) Autoavaliação dos Cursos de Pós-Graduação lato sensu;
e) Autoavaliação dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu.

6. Como é comprovado o sucesso da CPA e como são divulgados os resultados?

O sucesso da CPA depende da participação ativa de cada um dos membros que compõem a comunidade Acadêmica do Unieuro, a saber: alunos, professores, colaboradores, coordenadores e Reitoria. Após aplicação de questionários, entrevistas, grupos focais e outras formas de coleta de informações, os dados são tabulados e a partir daí são elaborados relatórios para publicação junto ao corpo acadêmico da IES, os resultados são divulgados através do site da IES, murais, folders, banners e reuniões com discentes, docentes, coordenadores, gestores e reitoria. Após análise e discussão do corpo acadêmico, várias ações são planejadas e concretizadas para atender as demandas oriundas das pesquisas, dentre elas, ampliação do acervo da biblioteca, melhoria geral nas instalações físicas, qualificação do corpo docente, ampliação do número de equipamentos de audiovisual, etc.

7. Qual a importância da participação do discente na CPA?

Sob o enforque de avaliação institucional, a CPA desenvolve ações voltadas aos alunos com o objetivo de sensibilizar a comunidade acadêmica quanto a importância da participação ativa de cada aluno, de forma saudável, espontânea e consciente. Entendida como um dos órgãos básicos da Instituição, a CPA é também uma forma de intercâmbio entre o aluno e a Reitoria, através de pesquisas, entrevistas e opiniões de toda comunidade acadêmica, contribuindo para o bom desenvolvimento e melhoria constante da instituição. Através da ação integrada e com a participação ativa de cada aluno, a CPA contribui para melhoria das ações que alcançam desde a melhoria e qualidade do ensino, até os resultados do ENADE e conceitos de cursos atribuídos pelo MEC. Sem a participação de cada aluno, nada disso seria possível.

8. Como entrar em contato com a CPA?

Existem várias formas de fazer contato com a CPA, podendo ser pessoalmente, a CPA está localizada no segundo andar do Bloco C, ao lado do Mestrado, outra forma de contato é pelo site da CPA, através do fale conosco, é só clicar no link da CPA na página do Unieuro, ou ainda pelo fone 61 3445 5836.