O que é o CEP Unieuro

 

A avaliação de projetos de pesquisa envolvendo seres humanos busca a preservação dos aspectos éticos em defesa da integridade e dignidade dos sujeitos das pesquisas, individual ou coletivamente considerados, levando-se em conta o pluralismo moral da sociedade brasileira. Cabe salientar que não apenas projetos com intervenção direta, como os da área de saúde, devem ser submetidos ao CEP-Unieuro. Projetos cuja realização envolva a aplicação de questionário para um determinado grupo, por exemplo, também devem ser submetidos ao Comitê de Ética em Pesquisa, uma vez que os aspectos avaliados não se restringem ao plano dos danos físicos, mas também aos possíveis danos à dimensão psíquica, moral, intelectual, social, cultural do ser humano.

Segundo a professora Dra. Yomara Lima Mota, o CEP atua no sentido de colaborar com a pesquisa e possui três benefícios visíveis ao pesquisador :

 

" Em primeiro lugar, o seu projeto terá sido avaliado por um conjunto de professores, análise essa que, longe de ser policialesca, pretende auxiliar o proponente na discussão dos aspectos éticos envolvidos, o que certamente diminuirá em muito o risco de problemas futuros.

 

" Em segundo, ao aprovar o projeto, o CEP passa a ser co-responsável pelos aspectos éticos do projeto, desde que o mesmo siga o protocolo apresentado e as recomendações feitas;

 

" E em terceiro lugar, esses projetos são registrados na CONEP. Cada vez mais revistas científicas estão solicitando esse protocolo de aceite por um CEP ao receberem um artigo para publicação. Assim, um excelente trabalho que não tenha essa chancela pode encontrar dificuldades para ser publicado"

 

 

O processo de submissão e avaliação dos projetos é realizado pelo sistema formado pelos Comitês de Ética em Pesquisa (CEPs) e a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP). A submissão dos projetos é realizada por meio da PLATAFORMA BRASIL ( http://www.saude.gov.br/plataformabrasil ).

Essa plataforma é uma base nacional e unificada de registros de pesquisas envolvendo seres humanos para todo o sistema CEP/CONEP. Ela permite que as pesquisas sejam acompanhadas em seus diferentes estágios - desde sua submissão até a aprovação final.